MEIO AMBIENTE



Brasil e Holanda buscam cooperação para produção de energia limpa.

O Ministro de Minas e Energia,  Edison Lobão reuniu-se, no fim deste mês de novembro, em Brasília (DF) com o ministro da Agricultura e Comércio Exterior dos Países Baixos, Henk Bleker. Entre os principais pontos de pauta estava política energética dos dois países. Entre os tópicos esteve em debate a cooperação no campo de energias renováveis, incluindo aspectos de ciência, tecnologia e inovação relacionados à energia sustentável.
A Holanda possui interesse em desenvolver sua indústria de biocombustíveis e na cooperação com o Brasil, com vistas a ampliar o uso energético da biomassa. De acordo com o MME, o dirigente holandês é a segunda maior autoridade do Ministério de Assuntos Econômicos, Agricultura e Inovação daquele país, que tem o setor energético entre suas atribuições.

A Metade dos gases estufa é gerada pelos primeiros cinco países no ranking da poluição, e Brasil é o sexto.

China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Japão lideram a lista dos maiores produtores de gases estufa, seguidos de Brasil, Alemanha, Canadá, México e Irã. Os cinco primeiros são responsáveis pela metade de todas as emissões de carbono liberadas na atmosfera do nosso planeta.

Segundo Relatório divulgado durante a COP 17, em Durban, mais da metade de todas as emissões de carbono liberadas na atmosfera são geradas por cinco países, o ranking de emissões de gases tem o Brasil na sexta posição.

     Os primeiros dez países da lista são responsáveis por dois terços das emissões globais, acrescentou o documento, copilados pela empresa Maplecroft, da Grã-Bretanha, especializada em análise de risco. Três dos seis maiores emissores são gigantes emergentes que demandam energia e desenvolvem suas economias a uma velocidade vertiginosa. Afirma o documento.

EM DESENVOLVIMENTO
                 A China, que superou os Estados Unidos alguns anos atrás no topo da lista, produziu 9.441 megatoneladas de CO2-equivalente (CO2e), uma medida que combina dióxido de carbono (CO2) com outros gases aprisionadores de calor, como metano e óxido nitroso.
O método de cálculo utilizado combinou números de 2009 para o consumo de energia com números estimados para 2010.
A maioria das emissões dos países é de dióxido de carbono, graças à enorme demanda de energia. O uso de energias renováveis está aumentando, mas continua pequeno em comparação com o de combustíveis fósseis.
    A Índia produziu 2.272,45 megatoneladas de CO2e, parte significativa de metano gerado na agricultura. "Embora o uso per capita de energia na China e na Índia seja relativamente baixo, a demanda em geral é muito grande", explicou Chris Laws, analista da Maplecroft. "Quando combinado com o alto uso de carvão e outros combustíveis fósseis, isto resulta em grandes emissões nos dois países", acrescentou.
    A produção brasileira, de 1.144 megatoneladas derivados do uso energético, seria significativamente maior se o desmatamento fosse levado em conta.
   De acordo com informações do Deter, divulgadas em outubro passado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a região denominada Amazônia Legal perdeu no ano passado 7 mil km² de sua cobertura vegetal original. O índice é o menor desde que a medição foi iniciada, em 1988.

POTÊNCIAS
              Entre as economias avançadas, os Estados Unidos - o primeiro país em emissões per capita entre as grandes potências - produziram 6.539 megatoneladas de CO2e. A Rússia, com 1.963 megatoneladas, ficou em quarto. Suas emissões caíram após a derrocada da União Soviética, mas espera-se que subam.
    No Japão, onde a geração é de 1.203 megatoneladas de CO2e, os temores de segurança com relação à energia nuclear levaram a uma maior dependência em combustíveis fósseis, e um pico em emissões de carbono, disse Laws. Ele destacou, no entanto, que o governo japonês anunciou sua intenção de preencher a lacuna energética com fontes renováveis.
   "É improvável que a tendência de aumento das emissões de gases efeito estufa seja mitigada em médio e longo prazos", relatou. O índice dos 176 países, com base nos níveis anuais de emissões de gases de efeito estufa, combina dados sobre as emissões de CO2 de uso energético e emissões de gases não CO2. Os dados vieram de várias fontes, entre elas a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

*Com informações da France Presse 

 Brasil fará a copa mais

verde da história

Os Ministérios dos Esportes, e do Meio Ambiente assinaram um termo de cooperação entre as duas pastas para fazerem da Copa de 2014 a "a Copa mais verde da história",

Isabella Teixeira no canto esquerdo com Orlando Silva. De óculos, à frente de Silva, o secretário do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Achim Steiner (foto: divulgação/MMA)

              Os Ministérios dos Esportes, e do Meio Ambiente assinaram um termo de cooperação entre as duas pastas para fazerem da Copa de 2014 a "a Copa mais verde da história", um dos últimos compromissos do agora ex-ministro dos Esportes, Orlando Silva. O encontro aconteceu na ultima terça (25) no qual estive presentes a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira e o secretário do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Achim Steiner.
                O compromisso termo de cooperação pelas duas pastas também inclui ações de "sustentabilidade" para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Segundo o um termo de cooperação assinado pelas duas pastas que prometem fazerem da Copa de 2014 a “a Copa mais verde da história”, um dos critérios para a liberação de financiamentos para a construção dos estádios eram as certificações ambientais.”
        Ciencias
Flor usada no Egito antigo tem sucesso contra câncer em pesquisa
Uma flor denominada de Açafrão-do-prado mostrou em testes conseguir atacar células de tumor enquanto deixa as saudáveis intactas

                                                                          Foto: Arquivo do BBC Brasil
O açafrão-do-prado que já era usado como veneno e remédio na Grécia e Egito antigos, agora volta ao cenário e em estudo realizada por cientistas britânicos comprova que pode destruir células de câncer.
A nova droga produzida a partir do açafrão-do-prado (Colchicumautumnale) circula na corrente sanguínea, mas só é ativada por uma substância química emitida por tumores malignos. Segundo a pesquisa realizada ela atac então as células cancerosas que se espalharam, mas deixa intactos os tecidos saudáveis. O remédio foi testado com sucesso em camundongos contra câncer de mama, intestino, pulmão e próstata, mas deve ser eficiente contra qualquer tipode tumor sólido, segundo os pesquisadores.
Nos testes de laboratório, metade dos camundongos ficou completamente curada após uma única injeção da droga e houve redução no ritmo de crescimento dos tumores em todos os animais testados.

'Inanição'
“Os pesquisadores dizem que a chave para o sucesso do tratamento é que ele é ativad s devem começar em até dois anos.
o por uma enzima usada pelos tumores para invadir os tecidos a seu redor.
Uma vez ativado, o remédio destrói as veias que alimentam o tumor e faz com que o câncer morra de inanição’.
"O que criamos é, efetivamente, uma 'bomba inteligente', que pode ser direcionada a matar qualquer tumor sólido, aparentemente sem danificar os tecidos saudáveis", disse o líder da pesquisa da Universidade de Bradford, Laurence Patterson.
___________________

Homínideo africano de 2 milhões de anos tem traços humanos
http://i0.ig.com/bancodeimagens/bg/2z/vl/bg2zvltmjfr993pvv7oy0nkqi.jpghttp://i0.ig.com/bancodeimagens/7q/hd/m6/7qhdm6sw02sdvw0bn2vkl8f2g.jpg
                          Foto: Science/AAAS
Artigos cienticos que estão sendo publicados na edição do periódico Science indicam que o Australopithecussediba – hominídeo que viveu há dois milhões de anos – pode estar mais próximo do gênero Homo, ao qual pertence o ser humano, do que se imaginava a princípio.
O fato é que dois espécimes – uma mulher adulta (chamada de MH-2) e um menino (MH-1) – foram descobertos numa caverna da África do Sul e divulgadas em abril do ano passado, às vésperas da Copa, por um estudo coordenado por Lee Berger, da Universidade de itwatersrand, em Johannesburgo.
Novos artigos demonstraram a partir da análise detalhada do cérebro, da pélvis, das mãos e dos pés do dois exemplares características não só do Australopithecus, mas também, características modernas e os traços humanos do Homo. Diante destas novas evidencias os pesquisadores, liderados por Berger, sugerem que o Au. sediba seja encarado como o melhor candidato a antepassado do gênero Homo.
Estas descobertas estão lançando dúvidas sobre antigas teorias a respeito da evolução humana, incluindo a noção de que a pélvis dos primeiros humanos teria evoluído em resposta a um cérebro de grandes proporções, em uma clara adequação ao momento do nascimento de cada indivíduo. Sugerem ainda que, tendo em vista as características dos pés e das mãos, o Au. sediba carregaria a capacidade de produzir e manejar ferramentas, ou seja, ele poderia ser considerado um “faz tudo”. Poderia ser o caso, inclusive, de rever o grupo em que a espécie se encontra atualmente, de acordo com os cientistas.
“Existem aspectos que sugerem a produção e o uso de ferramentas feitas de pedra, o que geralmente é um traço associado com o gênero Homo”, explicou Steve Churchill, da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Mas quando questionado sobre a possibilidade de enquadrar o hominídeo em questão no gênero Homo, Lee Berger indica cautela: “Que eu saiba, não faz parte da definição do gênero Homo o manuseio de ferramentas. Isso me parece ser aplicado com muita frequência. Se você tem ferramentas, então você está inserido no gênero Homo. Mas, tecnicamente, isso não faz parte da definição”.
“As muitas características modernas encontradas no cérebro e no corpo do Au. sediba, em conjunto com a data em que ele viveu, torna-o possivelmente o melhor candidato a ancestral ao nosso gênero, mais até do que achados anteriores, como o Homo habilis”, explica Lee Berger.

Cérebro escaneado
          Em relação ao cérebro do Australopithecussediba, a pesquisa realizou o raio-X mais apurado e revelador já feito em um ancestral humano – o escaneamento do crânio em alta resolução do hominídeo, realizado no EuropeanSynchrotronRadiationFacility (ESRF), na França, deu aos pesquisadores uma visão profunda e detalhada sobre o Au. sediba e a época de seu surgimento, formando uma imagem de alta resolução que mostra detalhes mil vezes menores do que um milímetro

Pélvis moderna
As pesquisas também demonstraram uma combinação de características primitivas e modernas na pélvis da espécime feminina encontrada (MH-2): as articulações sacroilíaca e da coxa são pequenas, e o ramo pubiano é longo, como visto em outra espécie de Australopithecus. Por outro lado, foram encontradas outras características que são típicas do gênero Homo.
Acredita-se que a pélvis do gênero Homo evoluiu para ajustar cérebros maiores dos filhotes, para viabilizar os nascimentos. Mas o Au. sediba já apresenta pélvis moderna sem que a caixa craniana seja grande o suficiente para justificar a mudança.

Mãos de um faz-tudo
Assim como as outras partes analisadas, as mãos e os pés do Au. sediba também apresentam características modernas e primitivas ao mesmo tempo. O fóssil analisado é o mais completo fóssil de hominídeo já encontrado – estão faltando apenas alguns ossos da mão e do pulso. Assim, foi possível estudar a mão como um todo e não apenas ossos isolados, como até então havia sido feito.
Os pesquisadores analisaram a presença de uma série de características humanas, tais como a precisão do Au. sediba ao pegar objetos e sua capacidade de construir ferramentas de pedra. Concluíram que o Au. sediba tem muitas características humanas, incluindo um polegar relativamente longo em comparação aos outros dedos, o que poderia facilitar a execução de muitas tarefas. E o mais importante: constataram que o Au. sediba apresenta maior capacidade de fabricar ferramentas em comparação ao fóssil OH 7 (conhecido como "Johnny'sChild", descoberto em 1960) que foi utilizado para definir a espécie Homo habilis, conhecidos até então como os primeiros “faz tudo”.

Uma caminhada bípede
A análise dos pés e dos tornozelos do Au. sediba demonstra que muito provavelmente ele subia em árvores e praticava uma forma de caminhada bípede, reforçando os achados sobre as mãos da espécime e colocando luz sobre um possível caminhar ereto. De acordo com Bernhard Zipfel, cientista da Universidade de Witwatersrand, o tornozelo da fêmea (MH-2) é um dos mais completos já encontrados entre os hominídeos. Ele destaca que nunca um tornozelo com esse misto de características primitivas e modernas havia sido descrito.
Verificou-se que a articulação do tornozelo é larga como a de um humano, chegando o hominídeo a ter um tendão de Aquiles bem definido. No entanto, o calcanhar e o osso da canela se parecem mais aos descritos em macacos, achado que surpreendeu a equipe.

____________________



Meio Ambiente



Foto: GettyImages
O fim já começou
O que parecia impossível, ou longe demais, hoje é uma realidade, o fin das camadas de gelo das calotas polares, mais precisamente, de duas enormes lâminas de gelo, localizadas no Antártida e na Groelândia região Ártica,
já começaram a desmanchar-se e se não fizermos “alguma coisa”
e com urgência o processo será irreversível.

Diversos estudos apontam para esta catastrófica realidade. Pesquisadores de Universidades da Alemanha, Noruega e Estados Unidos analisaram sedimentos no estreito de Fram, no oceano Ártico e o resultado do estudo sugere que o rápido aquecimento do Ártico está vinculado à intensificação da transferência de calor para todo o Atlântico Norte, podendo também ter consequências no hemisfério Sul, para que possamos ter uma ideia do quadro, a água do Ártico está mais quente que em qualquer período dos últimos dois mil anos. 
Já estudos do Programa de Avaliação e Monitoramento do Ártico (AMAP, da sigla em inglês), afirma que o Ártico está derretendo mais rápido que o esperado e pode aumentar o nível do mar em 1,5 metro, ou seja, 91 cm a mais do que previsto no ultimo estudo realizado, o que poderá acarretar um efeito cascata, já que, a diminuição do gelo marinho contribuirá, ainda a mais, para a aceleração do derretimento do das camadas de do Ártico.
O Estudo que será entregue para ministros dos oito países do Ártico na próxima semana, destaca que as temperaturas do Ártico nos últimos seis anos foram as mais elevadas desde que as medições começaram em 1880 e que mecanismos de feedback apontam para o início de uma aceleração do aquecimento do clima.
Banho no Mar Morto ajuda
diabéticos, afirmam cientistas
Com apenas 20 minutos de banho nas águas do Mar Morto você pode reduzir sua taxa de glicose no sangue, em media de - 13,5%, ideal para tratamento da diabetes tipo 2. A Afirmação pertence aos cientistas da Universidade Ben Gurion e do Centro Médico Soroka, em Beersheva,ambos no deserto de Negev, em Israel

Mar morto pode ajudar diabético
O jornal Haaretz publicou recentemente estudos realizados por cientistas da Universidade Ben Gurion e do Centro Médico Soroka, em Beersheva, ambas no deserto de Negev, em Israel afirmando que um simples banho nas piscinas do Mar Morto durante apenas 20 minutos, pode tratar diabetes tipo 2 proporcionada geneticamente e pela obesidade.
A pesquisa foi realizada com 14 pessoas com diabetes tipo 2, com idades entre 18 e 65 anos, apresentaram uma redução significativa nos níveis de glicemia depois de permanecer 20 minutos em uma piscina nas águas do Mar Morto.
Segundo o artigo do jornal Haaretz, os níveis de glicose caíram, em média, de 163 para 151 miligramas por decilitro (mg/dl) - 13,5% - imediatamente após o banho, ou seja, os níveis de açúcar no sangue caíram mais ainda, para 141,3 mg/dl, depois de um mergulho de uma hora.
             Outro fato importante mencionado na pesquisa foi não ter quaisquer efeitos negativos em outros níveis sanguíneos, tais como insulina, hormônios de cortisona ou peptídeo c, afirmaram os cientistas.

UFOLOGIA
Italiana após ter sido estuprada por ETs propõe criação de uma Associação Internacional de Mulheres Abduzidas


Um caso de abdução ganhou espaço na imprensa italiana, trata-se de Giovanna Podda, de 40 anos. Após afirma que tinha sido estuprada por alienígenas, sofreu forte pressão dos vizinhos e obrigada a deixar a casa em que morava em Gennargentu (Sardenha, Itália) e a abandonar o emprego. O ato deixou marcas e queimaduras no corpo
Segundo Giovanna as autoridades policias n~]ao levaram em consideração. "Tentei me queixar na polícia, mas riram de mim. Ninguém acredita em mim, mas eu acredito que muitas mulheres tenham sido estupradas por seres alienígenas e que elas tenham medo de expor isso", reclamou, de acordo com reportagem do "Austrian Times".
Agora, Giovanna vive tentar fundar uma e Associação Internacional de Mulheres Abduzidas e já assume, inclusive, o papel de porta-voz das mulheres que já foram estupradas por seres de outros planetas.
Estudo do Greenpeace detecta tóxicos em roupas de multinacionais
Pesquisa realizada pelo Greenpeace encontrou, em produtos da Adidas e Abercrombie & Fitch, substância que
 pode causar problemas hormonais

Pesquisa realizada pelo Greenpeace constatou resíduos de produtos químicos perigosos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde do ser humano. Segundo a organização internacional foram encontrados em produtos de 14 grandes marcas de roupa.
O estudo que foi denominado pelo codinome: “Roupa suja 2” faz parte da campanha do Greenpeace contra as más práticas na fabricação têxtil - encontrou em dois terços dos 78 produtos estudados em lojas de 18 países a substância nonilfenol etoxilado (NPE), proibida na União Europeia (UE) e com fortes restrições na China.
Os produtos achados com NPE foram fabricados e comercializados por 14 marcas de destaque no setor, entre elas Adidas, Uniqlo, Calvin Klein, H&M, Abercrombie & Fitch, Lacoste, Converse e Ralph Lauren, ressaltou o Greenpeace. As substâncias podem causar problemas hormonais.



A ativista do Greenpeace Li Yifang mostra exemplos de roupas com a substância tóxica

A ativista do Greenpeace Li Yifang disse que o nonilfenol etoxilado, comumente usado em detergentes industriais e na produção de têxteis naturais e sintéticos, foi detectado em dois terços das amostras analisadas.
"O nonilfenol etoxilado tem propriedades tóxicas, persistentes, e causa transtornos hormonais", disse Li à imprensa, em Pequim.
"Ele mimetiza os hormônios femininos, altera o desenvolvimento sexual e afeta os sistemas reprodutivos", assegurou.
Aos componentes deste produto químico se deve a estendida "feminização" de peixes machos em partes da Europa, bem como transtornos hormonais em alguns mamíferos, segundo a WWF, outra organização protetora da biodiversidade.
O estudo corrobora os resultados de uma pesquisa anterior apresentada em julho, onde foram encontrados vestígios de nonilfenol e PFC (outra substância proibida na UE) em águas residuais junto a duas fábricas chinesas que suprem muitas multinacionais do setor têxtil.
Segundo o Greenpeace "o uso e vazamento de químicos perigosos é um problema muito difundido e onipresente". "Já não é só um problema para os países em desenvolvimento onde a roupa é fabricada. Dado que se liberam níveis residuais de NPE quando lavada, o problema se estendeu aos países onde seu uso é proibido", ressaltou Li Yifang, chefe de campanha do Greenpeace China.
“Até mesmo em baixos níveis representam uma ameaça para o meio ambiente e para a saúde humana”, disse Li.
"Não é só um problema para o desenvolvimento dos países onde é fabricada" a roupa. É que na lavagem, estas peças desprendem níveis residuais de nonilfenol etoxilado, o que afeta os países onde de fato seu uso é proibido, alertou.
O uso destes produtos químicos é restrito na Europa.
Por ocasião da divulgação do informe, ativistas do Greenpeace entraram em uma loja da Adidas em Hong Kong para pedir à marca que elimine o uso de produtos químicos perigosos em seus produtos e para que seus clientes potenciais pensem antes de comprar seus produtos.
A Adidas também esteve na mira do relatório anterior do Greenpeace, intitulado "Roupa suja", divulgado no mês passado, no qual acusou o fabricante de contaminar grandes rios da China com dejetos químicos.
Doze ativistas do Greenpeace vestidos com uniforme de árbitros de futebol entraram, em meio a apitaços, em uma das lojas mais movimentadas da Adidas, na cidade do sul da China.
Ali, distribuíram panfletos da campanha aos clientes e exibiram cartões amarelos para os funcionários da loja, pedindo à marca que "jogue limpo".
Oito amostras de água, coletadas nas duas fábricas situadas nos deltas dos rios Yangtzé e Pérola, contêm um "coquetel de substâncias químicas perigosas", alertou a ONG no relatório do mês passado.
Nike e Puma, outras grandes marcas de roupa esportiva, asseguraram desde então que eliminarão o uso de agentes químicos tóxicos de seus produtos até 2020, mas a Adidas não o fez, segundo a porta-voz do Greenpeace, Vivien Yau.
A Adidas Hong Kong não respondeu aos telefonemas para fazer comentários. Mas a empresa havia dito anteriormente que utiliza o grupo Youngor, um dos fabricantes acusados, apenas para cortar e costurar as peças, e não para fabricá-las, embora tenha pedido a Youngor que investigue as denúncias do Greenpeace.
A companhia acrescentou, ainda, que tem uma política de evitar substâncias perigosas. No entanto, Yau disse que como segunda maior marca de roupas esportivas, a "Adidas tem a obrigação de desintoxicar sua cadeia de fornecimento mundial".
"Até agora, a marca não fez nada, apesar das nossas demandas repetidas, o que realmente é inaceitável", destacou.
O Greenpeace realiza nesses meses uma campanha mundial contra o uso de materiais tóxicos por parte das grandes multinacionais do setor têxtil, com atos de protesto que incluíram um "striptease mundial" em 14 países.

(Com informações da EFE e da AFP)

Objeto Voador Não Identificado é registrado por jornal francês

O jornal francês Ladepeche, destacou na sua primeira pagina a aparição de objeto não identificado nos céus da cidade de Toulouse. Segundo o meio de comunicação um fenômeno luminoso, seguido de um grande ruído atravessou o céu do sul dos Pirineus, na França, na madrugada de terça-feira passada. A matéria tem como passe diversos depoimentos.
Segundo ainda o mesmo jornal , O Geipan (Grupo de estudos e de informações sobre os fenômenos aeroespaciais, serviço especializado do Cnes no estudo de objetos voadores não identificados (Ovnis), informou à AFP que já estava 'recolhendo o testemunho de pessoas vindas de uma zona geográfica muito ampla do sul dos Pirineus e além dela".
Já o jornal regional "La Dépêche du Midi" cita o depoimento de um agente de segurança do aeroporto de Blagnac, perto de Toulouse que disse ter "percebido, por cerca de três segundos, no céu muito sombrio um grande objeto verde com uma luz forte, atrás. Cerca de 30 segundos mais tarde, houve uma forte detonação, como se alguma coisa tivesse caído ao solo".

FBI cria busca online de documentos sobre óvnis
Um novo site chamado de "O Cofre" lançado pelo FBI reúne num só mecanismo o acesso à versão digitalizada de relatórios
 e memorandos históricos sobre OVNIs.
O website do FBI agora conta com uma seção chamada “The Vault” (“O Cofre”) onde o visitante pode pesquisar os documentos históricos produzidos pela organização a respeito de temas avista mentos de discos voadores.
Entre as buscas mais populares no site, há um memorando de 1950, assinado por um agente, informando sobre o boato de que três alienígenas, com um metro de altura e vestindo “roupas metálicas brilhantes”, teriam sido encontrados no Novo México.
Outro memorando, de 1947, informa que o famoso óvni de Roswell “parece um balão de alta altitude com um refletor de radar”.
O “Vault” também permite acessar o relatório final do Projeto Blue Book, uma investigação oficial conduzida a respeito de objetos voadores não identificados e que determinou que, de mais de 12 mil informes de óvnis avistados entre 1947 e 1969, apenas 701 permaneciam “não identificados”.
O relatório conclui, ainda, que “não há evidência, apresentada ou descoberta pela Força Aérea, de que os avistamentos categorizados como ‘não identificados’ representem tecnologias ou princípios além do conhecimento científico atual”, ou de que sejam “veículos extraterrestres”.
Os arquivos também trazem trechos de investigações, nos anos 50, sobre percepção extrassensorial, com resultados considerados negativos ou inconclusivos, incluindo testes realizados para checar os poderes de um homem que se dizia capaz de fazer os cegos enxergarem por meio de telepatia.
De acordo com o FBI, o material reunido no “Vault” já havia sido liberado para análise pública, mas não tinha ainda sido reunido num sistema de busca específico. Os documentos levantados pelas buscas no site são as versões digitalizadas dos originais, com emendas manuscritas e trechos censurados marcados com tinta.
A página do “Vault” adverte que "o conteúdo dos arquivos abarca todos os períodos da história do FBI e nem sempre reflete as opiniões, políticas e prioridades atuais" da instituição.
A parte do "Cofre" sobre celebridades traz ainda uma série de mais de mil páginas de documentos do FBI sobre o cientista Albert Einstein, reunidos em 14 volumes.

 

Astrônomo afirma que alinhamento das estrelas mudou os signos e propõe a criação do 13º sobre protestos dos astrólogos
A rixa entre astrônomos e astrólogos foi mais uma vez acirrada, e desta, de forma inusitada, já que foi à própria ciência moderna que propôs a criação do 13º signo. A comunidade da velha ciência, os astrólogos, entendeu como uma provocação e respondeu ressaltando como ignorância
 e impetuosidade dos que fazem o novo.
O astrônomo norte-americano Parke Kunkle afirmou em entrevista ao jornal Minneapolis Star Tribune que, por causa da atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, o alinhamento das estrelas foi empurrado por cerca de um mês. Isso significaria que os períodos de cada signo não seriam mais os mesmos; ou seja, alguém que viveu sempre como Câncer poderia passar a ser Gêmeos. Além disso, ele propôs a criação de um 13º signo, o Serpentário.
Em reposta a entrevista do astrônomo norte-americano Parke Kunkle, O vice-presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo, Amauri Magagna, explicou: “Este ‘novo zodíaco’ que o astrônomo propõe não tem nada de novo”, diz. “Ele é chamado pelos astrólogos de ‘zodíaco sideral’ e se baseia nas constelações e na precessão dos equinócios. O zodíaco que usamos é o ‘zodíaco trópico’, e se baseia, astronomicamente falando, nos pontos em que a trajetória do Sol cruza a linha do equador ou, falando de outra forma, se baseia nas estações do ano, onde o início da Primavera no hemisfério norte (Outono no hemisfério sul) corresponde
Já o presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo, Antonio Facciollo ressaltou que isso não quer dizer que o céu seja imutável. E sim que o zodíaco como o conhecemos segue outras regras. “No sentido do zodíaco trópico essas mudanças não influenciam. Enquanto houver as quatro estações do ano, vai ser igual. É como um transferidor em que você tem demarcadas 12 áreas de 30 graus, que são os signos”, , “A noção que a astrologia tem de zodíaco não tem nada a ver com a que a astronomia tem. O zodíaco da astrologia tem a ver com o ciclo vital. Começamos sempre a contagem no começo da primavera do hemisfério norte”.
Antonio Facciollo, ainda explicou: A questão não é qual zodíaco você vai escolher , não é bem assim, o zodíaco baseado nas estrelas como foi proposto pelo o astrônomo não serve para horóscopos e mapas individuais, por exemplo, mas é útil quando se pensa em transformações maiores e mais longas, como mudanças históricas.
Concluindo sua explicação, Facciollo sintetizou: “O zodíaco sideral tem influência sobre a história da humanidade como um todo. Só que transformar em um zodíaco para orientar pessoas é um desastre, porque as constelações tem tamanhos diversos” . “Ele é muito importante na pesquisa histórica, para assuntos coletivos, história da humanidade, grandes migrações”. Finalizou.

“PLoS Biology”: O planeta possui 8,7 milhões de espécies
Estudo publicado na revista científica “PLoS Biology” afirma que o planeta terra  possui, cerca de 8,7 milhões de espécies, das quais aproximadamente 1,2  milhão já foram formalmente descritas.

Segundo matéria publicada na revista científica “PLoS Biology”, a maioria das espécies não identificadas são terrestres e sua catalogação poderá mais de mil anos, se não surgir, novas técnicas, como, o sequenciamento do DNA. A margem de erro da pesquisa realizada é de um milhão para mais ou para menos

Espécies
A estimativa aponta que, a maioria das espécies não identificadas são terrestres. Com números progressivamente menores de fungos, plantas, protozoários (grupos de organismos unicelulares) e cromistas (grupo que inclui algas e outros micro-organismos). Não foram contabilizadas as bactérias e outros tipos de micro-organismos.

Método Utilizado
O método utilizado pelos pesquisadores para calcular o número total de espécies foi a Taxonomia. O sistema analisou a relação entre as espécies e os grupos mais amplos aos quais pertencem.
Em 1758, o biológo sueco Carl Linnaeus desenvolveu um amplo sistema de taxonomia (a ciência de classificação dos seres vivos), que ainda é usado hoje, com poucas odificações.
Grupos de espécies mais proximamente relacionadas pertencem ao mesmo gênero, que são agrupadas em famílias, depois em ordens, em classes, em filos e, finalmente, em reinos – como o animal.
Publicado originalmente no site EcoD.

Astrônomos descobrem planeta feito de diamantes
O novo planeta que gira em torno de uma pequena estrela nos confins da nossa galáxia é o mais denso já visto, e consiste basicamente de carbono cristalino

                                                                           Foto: Swinburne University of Technology

Astrônomos localizaram, a 4.000 anos-luz da Terra, ou cerca de um oitavo da distância entre o nosso planeta e o centro da Via Láctea. O planeta é provavelmente remanescente de uma estrela que já foi gigantesca, mas que perdeu suas camadas externas para a estrela que orbita.
Exótico, o planeta que parece ser quase todo feito de diamante é bem mais denso do que qualquer outro já visto, e consiste praticamente só de carbono. Por ser tão denso, os cientistas calculam que o carbono deve ser cristalino, ou seja, uma grande parte dele é mesmo de diamante.
"A história evolutiva e a incrível densidade desse planeta sugerem que ele é composto de carbono, ou seja, um enorme diamante orbitando uma estrela de nêutrons a cada duas horas, numa órbita tão compacta que caberia dentro do nosso Sol", disse Matthew Bailes, da Universidade de Tecnologia Swinburne, em Melbourne.
         As medições efetivadas sugerem que o planeta, com um "ano" de 130 minutos, tem uma massa ligeiramente superior à de Júpiter, mas é 20 vezes mais denso, segundo relato de Bailes e seus colegas em recente edição da revista Science.
Além do carbono, o novo planeta também deve conter oxigênio, que pode ser mais abundante na superfície, tornando-se mais raro na direção do centro, onde há mais carbono.
O Aquecimento Global: Um debate necessário, uma ação urgente

Foram os dias que o debate sobre meio ambiente era para desocupados, grupos extremistas e pseudos intelectuais. Hoje é assunto do café da manhã, rádios, TVs, jornais e revistas noticiam constantemente as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Perdemos muito tempo em razão de “estudos” patrocinados e estrategicamente divulgados por empresas e governos que objetivavam e objetivam a exploração dos recursos naturais os denominado de infinitos e visando apenas lucros e a hegemonia levou o mundo a situação que se encontra.
       Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos. A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, forte furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas).
Hoje, graças à pressão mundial, principalmente do terceiro setor já se delineia uma consciência mundial de que precisamos e urgentemente fazer algo em defesa da nossa casa do nosso único planeta. Já não existem mais dúvidas, os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos. 
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e  monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor. Os raios do sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas consequências em nível global.
 O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colaboram para este processo, e principalmente para o surgimento de novos desertos e morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil e países africanos).
As Nações Unidas reuniram-se, apenas duas vezes no milênio passado para debater questões globais com vistas à busca de soluções para os problemas de ordem ambiental que afligem o Planeta: a primeira vez em Estocolmo, em 1972, e a segunda, no Rio de Janeiro, em 1992. Porem, só em fevereiro de 2005 o Protocolo de Kyoto (acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta) entrou em vigor, mesmo sem apoio de países desenvolvidos como o EUA.
Avanços positivos de fato só em dezembro de 2007 com a Conferência de Bali e após 11 dias de debates e negociações, os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países participantes.
          E quando esperamos o melhor, em dezembro de 2009, na cidade de Copenhague Dinamarca com a realização da Conferência de Copenhague - COP-15, oportunidade que reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global. A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas práticas foram tomadas. E novamente, em razão de conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Europeia, e os que estão em processo de desenvolvimento a exemplo do Brasil, Índia e China.
Apostamos nossas fichas na 16ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 16), que reuniu mais de 20 mil representantes de mais de 190 países durante duas semanas no final de 2010 em Cancun, no sul do México. E nem se quer conseguimos fazer cumprir o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012.
Agora o pior, quando esperávamos que na 17ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada no final do ano, em Durban, na África do Sul resolvêssemos a pendencia com relação a posição dos EUA e China* chegam as noticias que novos países, como Japão, Canadá e Rússia devem acompanhar o mau exemplo da China e dos EUA.
E agora o que nos resta? – A continuidade do aumento da temperatura e consequentemente o derretimento cada vez maior das calotas polares aumentando o nível das águas dos oceanos fazendo submergir muitas cidades litorâneas, entre outras. E que associado a outras catástrofes provocadas pelo aquecimento do planeta e o aumento continuo da destruição da camada de ozônio, que tem como efeitos, entre outros, incêndios de grandes proporções, o fim do planeta como hoje é conhecido.   
Ou ainda há esperança? Seremos capazes de nos mobilizar por todo o mundo sob a pregação, de pensar global e agir local, e assim, criarmos uma nova Ordem Mundial capaz de respeitar o meio ambiente e os seres humanos, ou de fato, estamos definitivamente refém dos interesses de individuais e grupos e seremos todos consumidos , conforme profecias por Fogo e Água.
                                                                                       
* Explicado o Impasse
A China e Estados Unidos países que mais poluem, são resistentes aos cortes 'mais ousados' na emissão de CO2 . Preferem quantias mais modestas, entre 14 e 17%. Isso porque a geração de energia desses países depende de usinas termoelétricas, que queimam carvão e emitem CO2 à atmosfera.
Como os EUA não se comprometem a reduzir as emissões, a maioria das demais nações desenvolvidas começam a seguir o mau exemplo com o discursos unificado: se eles fazem e se “desenvolvem” nos também podemos fazer.

Jaêmio Carneiro
Ecologista e Fundador do Movimento SOS VERDE TERRA e da
 Agencia de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba - ADESPB

Oceanos poderão subir mais de 7 m, com derretimento do gelo na Antártida e no Ártico

O degelo na Antártida e no Ártico pode aumentar nível dos oceanos em
mais sete metros (23 pés) e poderá provocar inundações
em cidades  e desabrigar milhões de pessoas
O aquecimento do planeta está provocando o degelo das calotas polares, mais precisamente, de duas enormes lâminas de gelo. A primeira localizada na Antártida e outra na Groelândia região Ártica o que poderá provocar o aumento do nível do mar cima de 7 metros (23 pés) para que o leitor possa ter idéia da velocidade e do quantitativo, O volume de gelo jogado no mar no ano passado foi de 200 quilômetros cúbicos.
            Ártico está aquecendo quase duas vezes mais rápido do que o resto do planeta a afirmativa está registrado em um estudo realizado por um grupo de 300 cientistas que fazem parte da equipe da Artic Climate Impact Assessment - ACIA (Avaliação dos impactos do clima no Ártico). Segunda o estudo nas regiões em torno do Ártico, incluindo Alasca, Canadá Ocidental, Canadá Oriental e Rússia, as temperaturas durante o inverno, subiram entre três e quatro graus Celsius (4 e 7 graus Fahrenheit) ao longo dos últimos 50 anos. 
O relatório da ACIA destaca que o recuo do gelo do mar tem provocado conseqüências devastadoras para ursos polares, cuja própria sobrevivência pode estar ameaçada e que para sobreviver, estão praticando o canibalismo. Já a projeção efetuada pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) é que ainda neste mesmo século, a elevação será de 2 metros e não.
 18 a 59 centímetros como havia afirmada anteriormente.
            A conclusão confirma que o problema é pior do que se pensava anteriormente. Uma equipe de cientistas do Instituto Nacional de Neve e Gelo Data Center e do Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica concluiu que o gelo está se derretendo muito mais rapidamente do que os modelos climáticos haviam previstos. Eles descobriram que, a partir de 1979 até 2006, o gelo do mar durante o verão, retraiu aceleradamente para 9,1 por cento em uma década. Em 2007, o gelo do mar Ártico diminuiu cerca de 20 por cento abaixo do recorde anterior fixado em 2005. Isso sugere que o gelo do mar poderá desaparecer bem antes de 2050, que foi a data mais próxima projetada pelo IPCC em seu relatório produzido no ano de 2007. Estudos atuais já afirmam que o Oceano Ártico poderá estar sem gelo no verão de 2030, se não antes.

SOS VERDE alerta o mundo para adificação dos oceanos
A organização não governamental internacional SOS VERDE:TERRA vem chamando a atenção do mundo para mais um problema ambiental de ordem global, a edificação dos oceanos, ou seja, ó dióxido de carbono está tornando os oceanos mais ácido e consequentemente deverá reduzir a as espécies existentes e com ela  a alimentação humana. Veja como acontece:
 
Região metropolitana de João Pessoa ganhará projeto de Educação Ambiental e Coleta Seletiva
Tomei recentemente conhecimento de um projeto de educação ambiental e coleta seletiva de resíduos no valor de R$ 500.000,00, resultante de uma emenda do deputado federal Luiz Couto junto ao Ministério do Turismo e Meio Ambiente beneficiara toda a região metropolitana de João Pessoa contribuindo assim com o meio ambiente, através da limpeza dos manguezais e praias locais e com os trabalhadores catadores e catadoras.
          O projeto sócio eco educacional faz parte do Programa do Governo Federal e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Cáritas Brasileiras e Movimento Nacional de Catadores na Paraíba, da Universidade Federal da Paraíba, através da Pró-reitoria para Assuntos Comunitários, além de organizações não governamentais.
O Projeto já conta com duas unidades de triagem do lixo em João Pessoa, através de financiamento do Ministério das Cidades. A primeira  foi construída no bairro de Mangabeira e a outra no Conjunto Valentina. O recurso ainda contempla mais uma unidade que ficará no Alto do Céu, em Mandacarú.
           Parabéns ao deputado federal Luiz Couto pela presença no meio ambiente, esperamos que outros façam o mesmo e que possam inclusive contribuir com as ONGs que atuam na área ambiental.
 
Os seres humanos serão descendentes de organismos marcianos?
De fato não se trata de uma ficção dos anos 70, mas, sim de uma teoria desenvolvidas por cientistas que vem desenvolvendo um instrumento para analisar a possível existência de organismos vivos com genes comuns em Marte e na Terra, segundo o conceituado instituto norte americano, Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Um grupo de cientistas americanos vem desenvolvendo um instrumento para analisar a possível existência de organismos vivos com genes comuns em Marte e na Terra a informação é do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A pesquisa, denominada "Busca de Genomas Extraterrestres" (SETG), é levada a cabo dentro do Departamento de Ciências Terrestres, Planetárias e atmosféricas do MIT.
As premissas das quais o estudo parte são que o clima na Terra e em Marte eram muito similares na origem do sistema solar, que várias rochas marcianas viajaram à Terra fruto do choque de asteroides e que evidências indicam que alguns micróbios podem sobreviver os milhões de anos de distância
entre os dois planetas.
        Além disso, segundo o MIT, a dinâmica orbital indica que é 100 vezes mais fácil viajar de Marte à Terra do que o contrário. O resto da teoria se for comprovada, levantaria a possibilidade de os seres humanos serem descendentes de organismos marcianos. O aparelho desenvolvido pela equipe do MIT, capitaneado pelos pesquisadores Christopher Carr e Clarisa Lui, será desenvolvido para recolher amostras do solo marciano e isolar micróbios existentes ou restos de micróbios, para depois separar o material genético e
analisar posteriormente, estas seqüências e comparalas para buscar sinais de padrões quase universais entre todas as formas de vida conhecidas.
         Desde que os dois módulos Viking da Nasa aterrissaram em Marte em 1976, nunca mais foram enviados instrumentos à superfície marciana para buscar evidências de vida. Já o astrobiólogo Christopher McKay, do Centro de Pesquisa da Nasa-Ames, na Califórnia, afirmou que "é plausível que a vida em Marte esteja relacionada com a vida na Terra e, portanto, compartilhemos genética".



Porque não jogar lixo nas ruas?
O lixo jogado nas ruas além de as sujar contribui para a proliferação de insetos, roedores, entre outros, que por sua vez provocam doenças como: diarréia, letspoproze. Isto sem falar do entupimento das galerias que tem como conseqüência alagamentos e enchentes, já que, as águas despejadas pelas chuvas não podem escoar. Para que você possa entender melhor a situação preparemos um resumo sobre a decomposição do nosso  lixo sólido.

Você sabe quanto tempo o lixo demora para se decompor?
 
Depende do tipo de lixo. Uma casca de fruta pode demorar entre um e três meses e um pedaço de vidro até um milhão de anos.
 - Papel: 3 a 6 meses; - Chiclete: 5 anos; - Bitucas de cigarro: 5 a 10 anos; - Sacolas plásticas: 30 a 40 anos; - latas de refrigerante: 200 anos.
30 à 40 anos






...É preciso deixar de ser um mero espectador para contribuir com além do voto, pois, só assim democratizaremos nossa cidade...

É fácil, imaginarmos, desejarmos e depositarmos nossas esperanças todas as vezes que vamos eleger nossos gestores, em uma cidade funcional, planejada para crescer de forma sustentável. Em outras palavras: limpa, saneada, arborizada de fácil acessibilidade para todos, enfim, uma cidade no mínimo bem tratada.
De fato, como seria bom vivermos em uma cidade bem cuidada. Mas, o que vemos no cotidiano urbano são cenas de desrespeito às posturas públicas, de uso inadequado do espaço coletivo, de descaminhos no trato de bens comuns e principalmente, da apropriação do Poder Executivo na forma privada para uma família, e ou, grupo(s).
Para que possamos nos aproximar de uma cidade satisfatória onde possamos conviver com acessibilidade nos passeios, trânsito planejado, com redes de infra - estrutura funcionando, praças e áreas coletivas de lazer, sistema de transportes adequado, se faz necessário, que o gestor seja eficiente no conciliar os aspectos: social, ambiental, político e econômico, pois só assim, poderá de fato administrar o conjunto de recursos de forma a criar um ambiente de desenvolvimento equilibrado e sustentável, atendendo a educação, saúde, principalmente a saúde pública, a segurança pública, a mobilidade da cidade, a infra-estrutura e o mais importante no mundo atual, o meio ambiente.
Para nos aproximarmos de uma cidade satisfatória, precisamos que o cidadão assuma seu novo papel, o de "co-gestor", fiscalizador, atuando ativamente na administração de sua cidade, a fim de garantir a democratização da cidade que se inicia pela criação dos conselhos, previstos inclusive na Constituição Federal de 1988, a institucionalização de um orçamento participativo e a mobilidade demográfica na cidade.
Não posso encerrar esta minha humilde participação, tendo em vista minha área de estudo, sem mencionar que Constituição Federal no seu art. 29 registra que: “O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos”:
[...]
XII - cooperação das associações representativas no planejamento municipal;
Nesse sentido, há a previsão da gestão participativa no Estatuto da Cidade, que dispõe em seu art. 2°, in verbis:
Art. 2° [....]
II – gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano;
A gestão democrática influencia no orçamento público, o que permite um maior controle nas finanças públicas, inibindo a corrupção na administração pública e acaba assim, sendo mais uma ferramenta no combate à ilegalidade.
Ainda no art. 43, inciso II, o Estatuto da Cidade, prevê uma das modalidades de gestão democrática que são as audiências públicas onde a sociedade civil organizada pode se expressar e contribuir para democratização do decisório.
Em fim é preciso nos organizamos e deixarmos de ser meros espectadores, contribuir com além de nosso votos, com uma atuação participativa, fiscalizando de maneira efetiva os atos da administração pública e assim contribuindo para com a democratização da nossa cidade e da melhoria da qualidade de vida do nosso povo.


 População de Cabedelo sofre com alagamentos 


Poder Publico poderá indenizar vítima de enchentes
e enxurradas: art.1.058, Código Civil
Todos os anos na época das chuvas de inverno no município apresentam os mesmos problemas; as enchentes resultando danos materiais dos mais variados principalmente para os mais pobres que não possuem condições seguras e ideais de moradia, estando à mercê das precárias condições urbanísticas da cidade.
                 No entanto a população não conhece seus direitos nem tão pouco os deveres do Poder Público neste sentido a Rede Solidária SOS Cabedelo apresenta um breve resumo sobre os aspectos legais que envolvem a questão .
Todos os anos na época das chuvas de inverno no município apresentam os mesmos problemas; as enchentes / enxurradas  resultando danos materiais dos mais variados e o que é mais grave os maiores prejudicados são as pessoas pobres que não possuem condições seguras e ideais de moradia, estando à mercê das precárias condições urbanísticas da cidade. No entanto a população não conhece seus direitos nem tão pouco os deveres do Poder Público neste sentido a Rede Solidária SOS Cabedelo apresenta um breve resumo sobre os aspectos legais que envolvem a questão:
  Responsabilidade do Poder Executivo
                É importante ficar claro que o Município, através do Poder Executivo poderá  ser condenado  a indenizar  danos causados às pessoas pelas enchentes. Esta responsabilidade é objetiva, ou seja,  a vítima não precisa provar a culpa do Poder Público, apenas o fato (enchente) e os danos. Já o Poder Público para se eximir de indenizar deverá comprovar a culpa da vítima no evento, força maior ou caso fortuito (art.1.058, Código Civil). Mas será que as reiteradas enchentes e inundações que vêm ocorrendo todos os anos enquadram-se nestas duas últimas excludentes. Não nos parece, pois está se tornando cada vez mais previsível.
          Responsabilidade do Poder Legislativo
                Outro destaque quanto dos aspectos legais das enchentes/enxurradas esta presente no art. 30 da Constituição Federal  que permite ao município legislar sobre assunto de seu interesse, o que autoriza a Câmara Municipal legislar sobre mecanismos relacionados às enchentes, já que estas têm sido um dos grandes problemas locais. Por tanto a omissão por parte deste Poder, ou seja, a inexistência de leis neste sentido poderá ser interpretada como co-responsável. 
                 Direito da Coletividade
                Em termos de direitos da coletividade há ainda a ação civil pública (Lei 4.347/75) que permite as entidades ali elencadas acionarem a justiça para obrigar o Poder Público a tomar providências, praticar ou deixar de praticar atos relativos ao problema das enchentes e inundações.
 



Nenhum comentário: