POLITICA E ECONOMIA


 
PT do B promove o “Grito da Mulher”

Com atividades que envolvem cerca de 12 municípios do Cariri paraibano, a presidente do PT do B de Amparo e coordenadora da Rede SOS Mulher, Darloza Braga, comunica a realização, nesta quinta-feira (08), do “Grito da Mulher”, quando será lançado o Manifesto da Mulher Caririzeira e a Carta das Mulheres do Cariri, que será entregue à secretária Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, Eleonora Menicucci com cópia para a presidente da República Dilma Rousseff e ao Governo do Estado com uma pauta de reivindicações e uma solicitação de audiência.

A carta circulará durante os meses de março e abril, quando espera-se que cinco mil mulheres assinem e se tornem parte da proposta formulada pela Rede SOS Mulher. Segundo Darloza, o Cariri não poderia ficar calado diante da violência contra a mulher e da inexistência de políticas públicas que efetivamente solucionem o problema.

“Como sabemos, o silêncio é cúmplice da violência e pai da impunidade, portanto é fundamental que todas as mulheres e a sociedade civil organizada do Cariri paraibano denunciem esta violência e reivindique programas culturais, sociais, financeiros e econômicos que invistam na melhoria da autoestima da mulher caririzeira, produção individual, ou coletiva (urbana e rural), principalmente para as famílias em que a mantenedora é a mulher”, frizou Darloza.

Darloza destacou que as mulheres obtiveram diversas conquistas nos últimos anos, a exemplo da Lei Maria da Penha que, indiscutivelmente, é a mais importante conquista da mulher brasileira após o direito de votar e de ser votada.

No entanto, Darloza Braga ressalva que para que estas conquistas sejam eficientes e efetivadas é necessário o aumento de estruturas de apoio à mulher, tais como: casas de abrigo, centros de referência (atenção social, psicológica e orientação jurídica), delegacias especializadas de atendimento à mulher, juizados especializadas, varas adaptadas, defensorias e promotorias especializadas, serviços de responsabilização e educação do agressor, e as Secretarias Municipais de Políticas Públicas para Mulheres.

A coordenadora ainda completa: “Hoje, no dia Internacional da Mulher, ouviremos o ‘Grito da Mulher Caririzeira’ em consonância com as mulheres de todo o mundo em forma de ato público e iniciaremos uma campanha de reivindicações com ações”.


Assessoria de Imprensa  


Genival Matias: “Encontro Regional do PT do B do Cariri ultrapassou as expectativas”
O presidente do PT do B do Estado da Paraíba, o deputado Genival Matias afirmou ao termino do 1º Encontro Regional do PT do B do Cariri que aconteceu na Câmara Municipal do Município de Amparo no ultimo sábado (21/01), que se surpreendeu com a participação expressiva, não só, no aspecto quantitativo, mas principalmente pelo qualitativo e, ressaltou: “o 1º Encontro Regional do PT do B do Cariri ultrapassou as expectativas”, foi sem duvida um grande momento para o nosso partido, uma demonstração de interesse, responsabilidade e organização da militância do PT do B do cariri paraibano”.
Genival que chegou no segundo horário, acompanhado de uma comitiva oriundo do Município de Campina Grande, onde presidiu uma reunião com a direção do PT do B local para debater candidatura própria a prefeitura municipal, participou do almoço de confraternização entre os partidos presentes, a exemp0lo do PC do B, PV PDT, PR, PT entre outros e após, dirigiu-se para à Câmara Municipal onde foi debater com a militância estratégias politicas eleitorais do partido, oportunidade que ficou definida que a Comissão Estadual não irá intervir nas articulações, alianças e ou coligações que por ventura possa vir a ser celebrada pelo PT do B nos Municípios onde estiverem construído, mas sim, apoio politico e logístico.
Após o evento, o deputado Genival se reuniu com PT do B Jovem para definir uma politica de participação da juventude do partido, oportunidade que avaliou mais uma vez o evento e frisou três ganhos quantitativos. O primeiro a criação do PT do B Jovem. O segundo a criação do embrião de mais dois novos partidos no cariri paraibano, aumentando de 16 para 18 partidos. Já o terceiro e ultimo e o mais diferente foi a criação do PT do B mirim pela mais jovem militante do PT do B, Rubia Maia que roubou a cena na ocasião.

2012: Brasil iniciará o ano novo como a sexta maior economia do mundo
Levantamento realizado pelo Centre for Economics and Business Research, e publicado pelo o jornal inglês "The Guardian", o Brasil superou o Reino Unido e é hoje, a sexta maior economia do mundo.

Levantamento  feito pelo Centro para Pesquisa Econômica e de Negócios (Centre for Economics and Business Research) e publicado pelo jornal  britânico "The Guardian" informa na edição desta segunda-feira ( 26/12/2011) que o Brasil superou o Reino Unido e se tornou a sexta maior economia do mundo. Agora, o ranking das maiores economias é liderado pelos EUA, seguido por China, Japão, Alemanha e França. O Reino Unido ocupa o sétimo lugar.
Segundo presidente do CEBR, Douglas McWilliams, “o Brasil tem batido os europeus no futebol por um longo tempo, mas superá-los na economia é um fenômeno novo”. Ainda ao Guardian, McWilliams concluiu: “Nossos rankings mostram que os países asiáticos e os países que produzem commodities estão escalando os pontos mais altos da tabela enquanto, nós, da Europa, estamos ficando para trás”.
Ainda , segundo o estudo, estudo do CEBR, entre as razões para a ascensão do Brasil, estão a crise de 2008, que dissolveu o crescimento dos países europeus em um caldeirão de dívidas, e as exportações de produtos primários, como minérios, soja e petróleo, para a China e para o Sudeste Asiático.


Quantas porções e de quais os grupos de alimentos devemos comer para ter uma vida saudável.
Alfredo Halpern e a nutricionista Sonia Tucunduva foram convidados pelo o caderno Bem Estar do Globo para responderem questões importantes sobre alimentação saudável compostas por cereais, frutas, verduras, carnes, leite e doces que devem integrar dieta. Vejamos a matéria:

É difícil saber qual a quantidade contida em uma porção. É uma fatia, uma xícara, um copo, uma concha, uma colher de sopa? Para cada alimento, existe um padrão estabelecido por nutricionistas e médicos, baseado no valor calórico.
Uma porção de manteiga, por exemplo, equivale a meia colher de sopa. Uma unidade de pão francês é uma porção, uma fatia média de queijo branco também, assim como uma xícara de chá de leite (de preferência, desnatado), uma concha de feijão e quatro colheres de sopa de arroz.
Para explicar melhor o assunto e destacar o quanto é recomendado comer por dia de cereais, frutas, verduras, óleos, carnes, ovos e doces, o Bem Estar desta quarta-feira (26) recebeu o endocrinologista Alfredo Halpern e a doutora em nutrição e professora da Universidade de São Paulo (USP) Sonia Tucunduva, que ajudou a elaborar o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, publicado em 2006.
Segundo os convidados, os grupos mais difíceis de serem consumidos na quantidade indicada são o dos legumes e verduras e o do leite e derivados.
Já os ovos devem ser, em média, três por semana, de preferência cozidos. É importante lembrar que vários alimentos, como bolos e algumas massas, já contêm ovos no preparo.
E, no caso das frituras como o frango a passarinho, é preciso secar bem a carne antes de comê-la.

Sugestões de porção

1 por dia
Açúcares e doces: 1 colher de sopa de doce de leite
Óleos e gorduras: 1 colher de sopa de óleo de soja ou azeite de oliva
Carnes e ovos: 1 bife grelhado de carne vermelha (65 g)
Feijão e sementes: 1 concha de feijão
3 por dia
Frutas e sucos: 1 banana (85 g), 22 uvas Niágara (100 g) ou 8 uvas Itália e Thompson e 1 maçã
Legumes e verduras: 15 folhas de alface (120 g), 1,5 colher de sopa de cenoura ralada crua e 2 colheres de sopa de couve-manteiga refogada
Leite e derivados: 1 copo (dos de requeijão) de iogurte natural, 1 xícara de leite desnatado e 1 fatia (50 g) de queijo minas

6 por dia
Cereais, raízes, batata e massas: 4 colheres de sopa de arroz branco, 1 pão francês, 2 fatias de pão de forma, 3 colheres de sopa de batata inglesa corada, 2,5 colheres de sopa de farinha de mandioca e 3,5 colheres de sopa de macarrão cozido

Porções para o café
Suco de laranja – três quartos de um copo dos de requeijão
Leite – uma xícara de chá
Bolo de chocolate – uma fatia fina
Pão francês – uma unidade
Pão de queijo (mini) – três unidades
Queijo branco – uma fatia média
Queijo muçarela – uma fatia média (transparente)
Presunto – uma fatia média (transparente)
Peito de peru – uma fatia média (transparente)
Mortadela – uma fatia média
Manteiga – meia colher de sopa
Geleia de fruta – uma colher de sopa
Goiabada – um pedaço médio
Ovo mexido – dois ovos

Porções para o almoço
Arroz – quatro colheres de sopa
Feijão – uma concha
Alface – 15 folhas
Tomate – quatro fatias
Pepino – quatro colheres de sopa
Filé de frango grelhado – um filé médio
Suco de abacaxi – meio copo dos de requeijão

Superpontuadores
Determinados alimentos podem pontuar em mais de um grupo, ou seja, entrar na conta mais de uma vez. Por isso, é importante ficar atento. São eles:
- Picanha gorda – pontuam em carnes e ovos + óleos e gorduras
- Açaí com granola – pontuam em frutas e sucos + cereais, raízes, batata e massas
- Vitamina de fruta com leite – pontuam em frutas e sucos e leite e derivados
- Pão com geleia – pontuam em cereais, raízes, batata e massas + açúcares e doces
- Feijoada – pontuam em carnes e ovos + feijões e sementes + óleos e gorduras
- Pizza de abobrinha – pontuam em cereais, raízes, batata e massas + leite e derivados + legumes e verduras
- Cereal matinal com leite – pontuam em cereais, raízes, batata e massas + leite e derivados
- Banana com aveia – pontuam em frutas e sucos + cereais, raízes, batata e massas
- Macarrão com atum – pontuam em cereais, raízes, batata e massas + carnes e ovos
- Salada com molho – pontuam em legumes e verduras + óleos e gorduras



 COLUNA DO
EMPREENDEDORISMO
Como investir o pouco que sobra e com ele adquirir o seu primeiro bem de produção para gerar ainda mais divisas, emprego e renda no meio em que vive, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos.
Cláudia Ruth Pereira Braga
“Não bastar só poupar é preciso saber aplicar, pois só assim será possível conquistar o almejado”. Quem afirma é a Estudante do Curso de Direito e empreendedora, Cláudia Ruth Pereira Braga que implantou com o apoio da ADESPB, um sistema, há um pouco mais de dois anos, sendo que praticamente a metade deste período esteve, e está ocupando um cargo de confiança na Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba com um salário inferior a mil reais. Claudia, já adquiriu seu carro 2010, abriu sua pequena loja de sapatos e acessórios masculinos e femininos em parceria com sua tia na cidade onde nasceu e, já está focando a casa própria e a
ampliação dos negócios, sem perder de vista seu curso de direito
 e sua especialização em Direito Ambiental que considera fundamental
para alcançar seu objetivo principal.
Perfil da Entrevistada
A Cláudia Ruth Pereira Braga é uma jovem de 20 anos, extremamente disciplinada, aluna do quinto ano do curso de Direito e do curso de Pedagogia semipresencial, vice presidente da ONG SOS VERDE, inclusive colaboradora deste meio de comunicação digital. Também e uma das coordenadoras da Rede SOS Mulher e militante da política, inclusive, tesoureiro do PCdoB e, agora empreendedora. Profissionalmente trabalha em um Gabinete na Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba onde percebe renda inferior a mil reais.
            Sua disciplina e força de vontade e habilidade natural herdada da família, somado ao conhecimento adquirido possibilitaram alcançar suas metas momentâneas( 2010 – 2011), que era comprar um carro, uma casa e abrir um negocio, que ao termino do seu curso pudesse ter acumulado o necessário para investir em si mesma.
Segundo Claudia para conquistar seus objetivos financeiros, não basta apenas, guardar dinheiro, é fundamental que esses recursos sejam bem aplicados, e que num segundo momento seja destinado a adquirir bens de produção, que são aqueles que geram riquezas, e ou, outros bens da mesma natureza, e assim, em um efeito cascata alcançar o objetivo principal.
Vejamos sua formula mágica passo a passo na entrevista dada ao professor carneiro responsável pela coluna do empreendedor:

Entrevista

1- Coluna do empreendedor: - Cláudia Ruth qual foi o primeiro passo?
Cláudia Ruth - Aprendi que era preciso cortar todos os supérfluos e reduzir despesas, e que, após o pagamento de todas as obrigações, o saldo deveria ser aplicado de forma que fosse possível protege meus recursos da inflação e buscar ganhos reais para quando fosse possível, investir num bem de produção que ainda não sabia qual.

2 - Coluna do empreendedor: - O que você quis dizer com ganhos reais?
Cláudia Ruth - Para que meus recursos não fossem corroídos pela inflação foi necessário buscar uma aplicação que pudesse gerar rentabilidade de meu investimento, ou seja, que garanti- se que o retorno fosse bem maior do que a taxa de inflação durante o período de aplicação.

3 - Coluna do empreendedor: - O que você fez?
Cláudia Ruth – Visitei as agências bancarias e conversei com os seus respectivos gerentes de aplicação & investimentos, e com base nos conceito assimilados nesta coluna compreendi melhor sobre os produtos oferecidos. Há é importante que se informe sobre antes sobre estes produtos para que você não seja cooptada pelo funcionário do banco que pretende de todas as formas lhe vender sua idéia, seu banco etc.

3 - Coluna do empreendedor: - Quando você começou a aplicar, quanto você aplicou e em quais os produtos?
Cláudia Ruth – Eu já vinha a mais de um ano fazendo uma pequena poupança, dos 50,0% da minha renda via a Caderneta de Poupança que pagava juros de 0,5 % para a variação da Taxa Referencial, é isenta de IOF e Imposto de Renda, tem um operacional muito fácil e é a modalidade mais utilizada no Brasil e também, porque não possuía reservas e o recurso era pequeno. No entanto, os ganhos eram mínimos e muitas vezes empatavam com a inflação, mas, para o primeiro momento serviu, já que possibilitou o capital que somado o da minha parceira era suficiente para iniciar a ABSOLUTA, pequena loja de sapatos e acessórios localizado no Município de São João do Rio do Peixe, a cidade de origem minha e da minha família.
            No que se refere à aquisição do meu veículo, de Inicio fiquei em duvida sobre a aquisição de uma moto, ou de um carro, pois não podia perder a oportunidade que surgiu com o pacote do governo que reduzia o IPI dos carros populares novos, o que levou-me a decisão pelo um carro e, o Chevrolet foi a total isenção oferecida pela a sua industria, o fator segurança e a necessidade de transportar o que resulta -se de um breve estudo sobre em qual bem de produção investir na minha cidade. Esta situação levou-me a optar pelo Corsa Classique /2010. E assim realizei um sonho, ou melhor, superei uma necessidade no caminho, e um passo para um carro utilitário no futuro, como uma caminhoneta.
Bom agora precisava de mais ganhos, pois, vivencio uma nova situação, ou seja, não só do investimento dos meus 50,0% do salário, mais também, meus 50,0% do pró-labore, pois, os outros 50,% são reinvestidos na Absoluta. Assim, era preciso portanto definir o grau de risco do meu novo investimento, e mesmo atraída pelo mercado de ações, não fiz investimentos de riscos, optei por aquele que pudesse conseguir uma razoável rentabilidade com risco mínimo ou muito baixo, portanto descartei os investimentos em renda variáveis como Ações e Commodities e passei a investir nos de renda fixa e dividi a aplicação em  Certificado de Depósito Bancário e em Titulo do Tesouro num prazo de dois anos, quando deve terminar o curso de direito e definir novos rumos.

       Diretora do FMI diz que a America Latina

         tem situação invejável, mas, alerta:

      “a região não esta imune a crise”.

        
             A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional - FMI, Christine Lagarde, destacou no ultimo fim de semana (26), em comunicado publicado no site do organismo, a “posição excepcional” do México ao assumir a liderança do G20 (grupo das economias mais ricas e emergentes) assim como o “papel protagonista” do Brasil.

                      Christine Lagarde iniciará hoje (28) sua primeira série de visitas pela América Latina desde que passou a chefiar o Fundo, com paradas previstas no Peru, México e Brasil.
         No comunicado publicado no site do FMI, a diretora-gerente disse que, “como vários outros na região, esses países têm apresentado um desempenho excepcional nos últimos anos como resultado de seus bons fundamentos, políticas sólidas e gestão macroeconômica prudente, e agora colhem os frutos do crescimento sustentado e baixa vulnerabilidade – uma situação invejável”.
         E foi mais além: “O crescimento por si só é apenas o primeiro passo. A região, em geral, necessita de um crescimento com maior inclusão social”, acrescentando que, historicamente, "a desigualdade tem sido um problema persistente para a América Latina” afirmou.
                   O Brasil
         No que se refere ao Lagarde, afirmou: “O Brasil é um dos principais mercados emergentes do mundo e está profundamente integrado à economia mundial”. E concluiu, “O principal desafio para o Brasil, Largarde disse, será aumentar a poupança interna para alcançar um crescimento maior e sustentável”.
         Lagarde deve chegar ao Brasil na quinta-feira (1º), onde terá reunião com a presidente Dilma Rousseff, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.
          
         As Tormentas
                       Entretanto, ela pontua que a América Latina não está imune às tormentas que vêm da Europa. “Nenhum país está imune. Neste mundo altamente interconectado, simplesmente não há onde se esconder. Portanto, os países da região devem tomar todas as precauções e providências necessárias”, afirmou.
         Segundo ela, estas nações “devem continuar a reconstituir suas defesas econômicas e seguir políticas fiscais prudentes para criar espaço de manobra em caso de deterioração da situação econômica. Mas há que se ter cuidado: a consolidação fiscal não pode ocorrer à custa dos programas sociais nem dos investimentos necessários em educação ou infraestrutura”, disse.
         “É melhor explorar as possibilidades de obter mais receitas, onde a arrecadação de impostos é baixa, ou fazer o gasto mais focado e eficiente”, disse ela.
          
         Ajuda a países ricos
         O FMI centraliza atualmente as negociações das ajudas que os países ricos e emergentes estão estudando para respaldar ao euro e ao Banco Central Europeu (BCE).
         O G20 declarou em sua última reunião disposto a contribuir com a ajuda do BCE, mas as formas de participação, através do FMI, são ainda objeto de debate.
·          

FMI alerta: a economia global

está em perigo

Segundo a diretora do FMI, Christine Lagarde, previsão de crescimento

de 4% para 2012 pode ser revista para baixo: "A economia mundial

está numa situação perigosa",

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou um jornal francês, em entrevista publicada neste domingo, que a economia mundial está em perigo e pediu a união dos europeus diante da crise da dívida que tem ameaçado o sistema financeiro global. Já na  Nigéria, na semana passada, a mesma,  diretora do FMI disse que a previsão do Fundo de 4% de crescimento mundial em 2012 poderia ser revista para baixo, mas não deu nenhum novo número. Nas duas entrevista um ponto comum:"A economia mundial está numa situação perigosa".
Segundo, Christine Lagarde, a crise da dívida, que entra em 2012 depois que uma cúpula européia no início do mês acalmou apenas temporariamente os mercados, "é uma crise de confiança na dívida pública e na solidez do sistema financeiro", frisou e foi mais além:  "A cúpula de 9 de dezembro não alcançou termos financeiros detalhados o suficiente e foi muito complicada nos princípios fundamentais". Enfatizou, Lagarde.
Líderes europeus planejam um novo tratado para aprofundar a integração econômica na zona do euro, mas não é certo que o novo acordo irá conter a crise, que começou em 2009 na Grécia e agora ameaça a França e mesmo a poderosa Alemanha.
Parte do problema, segundo ela, têm sido as reivindicações rotecionistas nos países, tornando "difícil formar uma estratégia internacional contra isso".
De acordo com  Lagarde, "os parlamentos reclamam de usar dinheiro público ou garantir o apoio do seu Estado para outros países. O protecionismo está sendo debatido, e o cada um por si está ganhando terreno."
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, ainda, destacou: “Países emergentes, que tinham sido os motores da economia mundial antes da crise, também estão sendo afetados, e finalizou, citando China, Brasil e Rússia. "Esses países vão sofrer com a instabilidade", concluiu.


Euro continua caindo sob pressão

 da crise da dívida européia, mesmo com a queda da taxa de desemprego nos EUA e a reunião de cúpula da União Européia (UE) marcada para próxima semana

Este fim de semana foi marcado por mais uma queda do euro. Já no fim da tarde do ultimo dia útil, em Nova York, o euro era negociado a US$ 1,3392, de US$ 1,3461 do dia anterior. A esperança é que reunião de cúpula da União Europeia (UE) marcada para a próxima semana em Bruxelas possa modificar a tendências com medidas impactantes, a exemplo da especulação recente sobre  a possibilidade do Fundo Monetário Internacional (FMI) talvez precise empenhar recursos para conter a crise da dívida na zona do euro, a moeda comum subiu no início do dia com notícias de que o Banco Central Europeu (BCE) emprestaria em torno de US$ 270 bilhões ao Fundo.
Ao fim da semana em Nova York, o euro era negociado a US$ 1,3392, de US$ 1,3461 ontem. O iene estava cotado a 77,94 por dólar, de 77,70 ienes por dólar ontem, e a 104,40 por euro, de 104,61 ienes por euro ontem. A libra estava em US$ 1,5613, de US$ 1,5687 ontem. As informações são da Dow Jones.


Aumento da expectativa de vida do brasileiro deve reduzir aposentadoria

Quanto mais jovem for o trabalhador na hora de se aposentar, menor será o valor do benefício a partir de dezembro, segundo o fator previdenciário e pode chegar até 2,0% do valor mensal do beneficio

O IBGE divulgou a nova tabela de expectativa de vida do brasileiro - que tem impacto direto na fórmula do fator previdenciário - deverá reduzir o valor da aposentadoria para quem se aposentar a partir de 01 de dezembro. Embora não seja possível projetar uma redução que sirva a todos os contribuintes, uma vez que o cálculo da aposentadoria depende de fatores como idade e tempo de contribuição, especialistas estimam que a perda no valor mensal até 2,0% do benefício.
Vejamos o que dizem especialistas
- Sérgio Pimenta - membro da Comissão de Seguridade Social da OAB do Rio de Janeiro: “Se a expectativa de vida aumenta, o valor do benefício cai. Isto significa que quanto mais jovem for o trabalhador na hora de se aposentar, menor será o valor da sua aposentadoria”.
- Theodoro Vicente Agostinho - membro da Comissão de Seguridade Social da OAB de São Paulo: “um homem com 35 anos de contribuição e 55 anos de idade, que tem uma média de contribuição de R$ 3.691,74 (teto do INSS), receberia benefício de R$ 2.657,31 se tivesse pedido a aposentadoria até ontem. Se esse mesmo contribuinte pedir a aposentadoria a partir desta quinta-feira, o valor do benefício cai para R$ 2.636,18, uma redução de 0,79%. Com isso, o segurado que quiser recuperar a perda gerada pelo novo fator previdenciário deverá trabalhar 79 dias a mais para se aposentar com o mesmo benefício de quem se aposentou em novembro.
Professor Carneiro – Membro da Agencia de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba: "a formula utilizada pelo o Governo é muito simples: quanto maior a expectativa de vida da população, maior é o desconto do fator previdenciário nas aposentadorias e o índice utilizado é fornecido pelo IBGE, através da tabela de expectativa de vida do brasileiro”..
                     INDICADORES
  • CDI PRE-BANCOS 1 ANO                           8,68%
  • POUPANÇA PARA O DIA                           0,50%
  • TAXA SELIC                                                10,75% 







Pacote do Governo responde a tempo marcam um teto contra a crise e outro a favor do Natal e de Papai Noel.

Preocupado com a desaceleração da economia brasileira em meio à crise financeira internacional, o governo anunciou no inicio do mês(1) um pacote de medidas para estimular os empréstimos dos bancos para a população, consequentemente, aumentar o consumo das famílias e, mais investimento no Brasil de capital estrangeiro.

Após o corte da taxa Selic em meio ponto percentual, o governo anunciou um pacote de medidas para estimular a economia brasileira. Uma das ações é a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados da linha branca, zerou a alíquota de PIS/Cofins sobre massas, que era de 9,25%, isentou de imposto a farinha de trigo e pão,  reduziu o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e para felicidade de Papai  Noel, isentou do IOF os estrangeiros que vão aplicar em bolsas de valores no Brasil.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, todas as medidas que foram publicadas pelo o Diário Oficial já estão a valer e ressaltou: "Vivemos hoje no mundo situação complicada, com várias economias 'patinando', ou seja, com baixas taxas de crescimento. Não deixaremos que a crise internacional contamine a economia brasileira, que se distingue das outras economias. Continuaremos com crescimento. Estamos nos preparando para um 2012 com crescimento de 5%. Essa é a nossa meta, mesmo com a crise. Temos condição de tomar as medidas para que a economia continue crescendo", declarou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que ainda admitiu a possibilidade de novas medidas no futuro.

Linha Branca
No caso do fogão, a alíquota do tributo passou de 4% para zero a partir desta quinta. Para a aquisição de geladeiras, o tributo foi reduzido de 15% para 5% e, para as máquinas de lavar, passou de 20% para 10%. Para tanquinhos, o IPI recuou de 10% para zero. O imposto reduzido vale até março de 2012

Massas
O governo zerou a alíquota de PIS/Cofins sobre massas, que era de 9,25%. A isenção de imposto sobre a farinha de trigo e pão, que vencia no dia 31 de dezembro, foi prorrogada por mais um ano.

Operações Financeiras (IOF)

A alíquota caiu de 2% para zero sobre os investimentos externos em ações, capital de risco (venture capital). O governo também reduziu de 6% para zero o imposto cobrado sobre aplicações de não-residentes em títulos privados de longo prazo com duração acima de quatro anos. 

 

Opinião do setor varejista
“Em 2009, durante a crise americana, uma das medidas anticíclicas adotadas pelo governo para combater a recessão que batia à porta também foi a redução do IPI sobre eletrodomésticos. Mas, naquele ano, a decisão foi tomada em outubro, dando tempo para as indústrias pudessem se programar para as vendas de fim de ano. Na época, as vendas de eletrodomésticos subiram 30% em resposta ao pacote de estímulo”. A afirmativa e do vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar, José Roberto Tambasco.

Opinião da Agência de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba

“mesmo não concordando com os números divulgados no que se refere ao prejuízo alegado pelo Governo deixando de arrecadar R$ 2,7 bilhões com redução de impostos, já que é preciso levar em consideração que o volume de vendas também deverá aumentar (se reduz preço aumenta o consumo e a arrecadação), concordo que somados aos estímulos oferecidos para aplicadores principalmente estrangeiros haverá um favorecimento a manutenção do ritmo da economia, no entanto, estas medidas não são suficientes para afastar os eventuais impactos que possam afetar o Brasil”. Professor Carneiro - ADESPB.







Na Sessão Especial promovida pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíbas, O sindicalista Ricardo Taboza usou a tribuna na sessão especial e expressou o posicionamento da categoria sobre o porto, enfatizando que os trabalhadores (ali reunidos) estavam irmanados na luta pela valorização do porto e esperavam das autoridades, dos deputados e dos políticos ali presentes, a união pregada por todos naquela sessão em beneficio do porto paraibano. 

“Não da mais para somente os trabalhadores pagarem o preço de construírem as riquezas e esperarem, pacificamente, a divisão do bolo, precisamos unir todos os representantes do povo e a sociedade paraibana na luta pelo desenvolvimento de nosso porto” disse Taboza. Sugerindo que esse debate seja permanente e continue em novos fóruns. “Nos trabalhadores agradecemos a iniciativa da ALPB e conclamamos as autoridades municipais (prefeitos e vereadores) a também se integrarem na luta em defesa de nosso porto” finalizou.

*****************************

                                       Transcrito do blog Renascer Noticia .

A Assembleia Legislativa da Paraíba atendendo requerimento dos deputados estaduais Trócolli Júnior (PDMB), Anísio Maia (PT) e Guilherme Almeida (PSC), realizou sessão especial no Teatro Santa Catarina em Cabedelo para debater as questões do Porto.





Com o tema “A Paraíba precisa e Cabedelo merece um porto a sua altura” dezesseis deputados estiveram presentes e se revezaram na tribuna discutindo o assunto. As principais necessidades apontadas pelos deputados para possibilitar o desenvolvimento do porto, estavam às melhorias nos sistemas de transporte e vias; incentivos fiscais a nível municipal e estadual. Os deputados foram unanimes ao afirmarem que a solução para os problemas do porto paraibano passa pela união de todos os políticos, independentes de cor partidária ou pensamento ideológico. “Vamos fazer uma carta para que todos os deputados estaduais, federais, senadores e o Governo da Paraíba assinem”, propôs o deputado Anísio Maia do PT.

Além da “Carta de Cabedelo” os deputados informaram da criação de uma subcomissão representativa e suprapartidária dentro da Comissão de Desenvolvimento da ALPB, para tratar exclusivamente das questões do Porto de Cabedelo. Além da Agenda Positiva estabelecida pela Mesa Diretora da Assembleia, que já tem marcado para o próximo dia 16 de setembro um seminário com a presença do ministro da Secretaria Especial dos Portos, José Leônidas, com o objetivo de abordar o papel do Complexo Portuário de Cabedelo.

Tião Gomes, usando a tribuna cobrou a presença do prefeito Zé Régis no evento. “Um evento dessa envergadura, com a presença de tantos deputados interessados em debater as questões do porto, não encontramos aqui a maior autoridade deste município. Cadê o prefeito desta cidade” perguntou o deputado. O prefeito Zé Régis foi representado pelo Secretario da Pesca e Meio Ambiente Walber Farias.


Os trabalhadores portuários, em campanha salarial, chegaram ao local em passeata e lotaram o teatro com faixas e bandeiras e ouviram atentamente todos os discursos. Os sindicalistas: Ricardo Taboza (Sindicato dos Conferentes e presidente da Intersindical), José Valentim (Sindicado dos Estivadores), Cláudio Januário (Sindicato dos Arrumadores) e José Francisco (Sindicato Bloco e Vigias) estiveram presentes na sessão.



O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jacome, disse que a dragagem é uma conquista e precisa ser permanente. Agora os esforços deverão ser feito em torno de novos pleitos. “As ferrovias e a Rodovia Federal (BR 230) que corta o Estado nascem em Cabedelo. Precisamos repensar o acesso rodoviário, construir a terceira via e transferir o tráfego portuário que se conflita com o tráfego urbano hoje. A Paraíba precisa se replanejar também do ponto de vista industrial e otimizar as verbas dos Impostos Sobre Serviços (ISS)”, disse Wilbur. Sugerindo uma legislação municipal especifica para direcionar o ISS oriundo do porto. Ele lembrou ainda da necessidade de se fazer um estudo técnico detalhado para a implantação da prometida ponte que ligará Lucena a Cabedelo. Pois, se for implantada na frente do porto, em vez de contribuir para o desenvolvimento fará o contrário, uma vez que impossibilitará o trabalho de dragagens futuras.


O Superintendente adjunto regional do Dnit, Luiz Clark Soares, afirmou que o órgão já vem trabalhando no sentido de aperfeiçoar a ligação do Porto de Cabedelo com as rodovias do Estado. Contou ainda que um grande projeto para o melhoramento da BR 230 no trecho que liga Cabedelo a Oitizeiro já está em andamento. O projeto visa à adequação e criação de mais uma faixa na BR 230, começando por Cabedelo e indo até Oitizeiro. Serão construídos viadutos em todas as interseções do trecho, como nas imediações do Renascer, Geisel e Hospital de Trauma. Segundo ele, esse é um projeto difícil e se fosse meramente rodoviário já teria sido feito. Luiz Clark explicou também que a prometida ponte Cabedelo-Lucena já consta na parte do Vetor Setentrional Nordeste do Plano Nacional de Logística de Transportes, porém demandará perícia e técnica para sua realização. “Mas é uma obra viável e já está oficializada, já consta nos planos do Governo Federal”, disse.




Vários candidatos a prefeito da cidade portuária estiveram presentes. Leto, Quintans, Marcos Patrício, Ricardo Taboza e Luceninha prestigiaram o evento. Com exceção de Leto, todos ficaram até o final dos trabalhos.



Confira os deputados presentes na sessão

: Trócolli Júnior (PMDB), Guilherme Almeida (PSC) Anísio Maia (PT), Francisco de Assis Quintas (PSDB), José Aldemir (DEM), Daniella Ribeiro (PP), Luciano Cartaxo (PT), André Gadelha (PMDB), Wilson Braga (PMDB), Aníbal Marcolino (PSL), Olenka Maranhão (PMDB), Tião Gomes (PSL), João Gonçalves (PSDB), Vituriano de Abreu (PSC) e Janduy Carneiro (PPS).  Lucélio Cartaxo representou a CBTU e Alexandre Almeida o senador Vital Filho (PMDB).


*******************




                    
 
REDE SOS ECOLOGIA FAZ PLANFLETAGEM CONTRA A POLUIÇÂO NO PERCURSO DOS TRANSPORTES DE CARGAS PARA O PORTO DE CABEDELO
 A REDE SOS Ecologia realizou nesta ultima sexta feira sua segunda panfletagem contra a poluição que vem sendo provocada
pelos transportes de carga para o Porto de Cabedelo,
com destaque para o Petcoke.
Os membros da rede ecologia acompanhados pelo um carro som percorreram, nesta ultima sexta feira, diversas ruas do centro de Cabedelo distribuído panfletos, nos quais, relatava a ultima reunião realizada com as empresas transportadoras, sindicatos, e direção do porto e a sociedade civil organizada.
Segundo a nota oficial divulgada, uma nova reunião deverá ser realizada no próximo dia 05 com o Comitê Contra a Poluição e não dia 2 como estava previsto anteriormente.
Segundo Ilma Viana, uma das coordenadoras da Rede Solidaria SOS Cabedelo, movimento suprapartidário, eclético e ecumênico, responsável pela criação da REDE Ecologia, “os empresários reconheceram na ultima reunião realizada, quando foi criado o Comitê Contra a Poluição de Cabedelo, que de fato, o manejo dos transportes de carga não estava sendo realizado a contento e se comprometeram, até a próxima reunião marcada para o próximo dia 05, soluções para a problemática que não se resume, penas, ao transporte do petcoke”.
Já a vice-presidente do SOS Verde, a acadêmica de Direito, Claudia Ruth Braga, ressaltou que Cabedelo enfrente diversos problemas relacionados ao meio ambiente, principalmente as margens do estuário do Rio Paraíba, o segundo maior América do Sul e frisou: “Essa e outras serão lutas em defesa da nossa casa e da nossa constituição” e conclui citando o art. 225, Capitulo VI da  Constituição Federal: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Vejam a nota oficial na integra:

NOTA OFICIAL DA REDE SOS CABEDELO
A REDE SOS SOLIDARIA SOS CABEDELO COMUNICA A TODOS QUE O ATO PUBLICO PROGRAMADO PARA PROTESTAR CONTRA A POLUIÇÃO FOI SUSPENSO TEMPORARIAMENTE, APÒS REUNIÃO REALIZADA COM A DIREÇÃO DO PORTO; OS SINDICATOS DOS TRANSPORTES DE CARGAS E DOS TRABALHADORES PORTUARIOS; AS EMPRESAS OPERADORAS; E AS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS QUE COMPÕEM A REDE SOS ECOLOGIA, TENDO EM VISTA, OS SEGUINTES COMPROMISSOS ASSUMIDOS PELOS QUE FAZEM O ARMAZENAMENTO E O TRANSPORTE DE PRODUTOS PARA EMBARQUE E DESENBARQUE DO PORTO, PRINCIPALMENTE DO COQUE.          
1 - APRESENTAR SOLUÇÃO PARA A POLUIÇÃO NUM PRAZO DE TRÊS SEMANAS;
2 - PROPICIAR TRATAMENTO DE SAUDE PARA CRIANÇAS, E OU ADUTOS, QUE COMPROVADAMENTE TENHA SIDO AFETADO PELA POLUIÇÃO;
3 - A FORMAÇÃO DE UM COMITÊ CONTRA A POLUIÇÃO COMPOSTA POR REPRESENTATES DE TODOS OS SEGMENTOS PRESENTES;
4 - AMPLIAR A ARTICULAÇÃO JUNTO AO EXECUTIVO E LEGISLATIVO ESTADUAL E FEDERAL COM VISTA A REALIZAÇÃO AS QUESTÕES LOGISTICAS E ABIENTAIS DO PORTO E DE CABEDELO;
5 - A REALIZAÇÃO DE UMA NOVA REUNIÃO PARA O PRÓXIMO DIA 02 DE SETEMBRO QUANDO SERÃO AVALIADAS AS MEDIDADS ADOTADAS POR AMBAS AS PARTES;

6 - A REALIZAÇÂO EM PARCERIA O FÓRUM AMBIENTAL PROPOSTA PELA ADESPB;

7 - CONTINUIDADE DA MOBILIZAÇÃO DA REDE ECOLOGIA AMPLIANDO A ARTICULAÇÃO E COLETANDO ASSINATURAS NO BAIXO ASSINADO QUE PODERÁ SER ENCAMINHADO AS AUTORIDAES AMBIENTAIS E OU, JUDICIAS.

ASSINEM!

PARTCIPEM E EXERÇAM SUA CIDADANIA!

ASSINAM:
A REDE SOS ECOLOGIA: ASSOCIAÇÃO CABEDELENSE DE PROMOÇÃO DE AÇÕES SOCIAIS E ECOLÓGICAS - ASSOCIAÇÃO DE ASSITENCIA SOCIAL E ATENÇÃO AMBIENTAL - INSTITUTO PRAIA E MAR – ASSOCIAÇÃO SOS VERDE, AGENCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DA PARAÌBA - FEDERAÇÃO DAS ENTIDADES NAÕ GOVERNAMENTAIS DA PARAIBA – UNIÂO CABEDELENSE DE ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS E REDE SOLIDARIA SOS CABEDELO.


Liderados pelos sindicalistas, Ricardo Taboza presidente do Sindicato dos Conferentes e da Intersindical que congrega os sindicatos portuários, os chamados TPAs trabalhadores portuários avulsos deflagrar a campanha salarial 2011 com café da manhã e caminhada até onde foi realizado a Sessão Especial da Assembleia Legislativa para debater o Desenvolvimento de Cabedelo com ênfase no porto paraibano.



Os trabalhadores portuários de Cabedelo lançaram de forma inusitada nesta quinta-feira, a Campanha Salarial 2011, com a realização de uma vasta programação que teve inicio com um café da manha, seguido por um ato publico e uma caminhada até o Teatro Santa Catarina, onde foi realizada uma Sessão Especial convocada pela Assembléia Legislativa do Estado, para discutir o desenvolvimento para o Porto.
  O evento realizado pela intersindical contou com a participação de José Valentim do Sindicado dos Estivadores; Cláudio Januário do Sindicato dos Arrumadores e José Francisco do Sindicato Bloco e Vigias, da CTB e CONTTMAF. - Na oportunidade o presidente da entidade promotora, Ricardo Taboza, ressaltou que as reivindicações deste ano passam por reajuste salarial de 30%, condições dignas de trabalho, implantação do vale transporte e vale alimentação, pagamento de insalubridade, liberação dos dirigentes sindicais com ônus para as empresas, para poderem cumprir o seu mandato sindical. “Precisamos valorizar o trabalho, garantindo uma melhor distribuição da riqueza produzida pelos trabalhadores, especialmente no Porto de Cabedelo, onde a mão-de-obra está defasada em até 50% em relação à inflação e atualmente é inferior aos salários pagos em outros portos do Brasil.
Já o presidente da CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, na Paraíba, José Gonçalves, existe perspectiva de paralisação dos trabalhadores, caso os empresários não atendam as reivindicações dos trabalhadores portuários. “ Sempre os patrões dificultam o aumento salarial para os trabalhadores, a começar pela dificuldade de sentar a mesa para negociar, onde uma audiência que estava prevista para acontecer a semana passada foi desmarcada sem nenhuma justificativa convincente.” Afirmou o presidente

Na Sessão Especial
Caros leitores nao poderia deixar de compartilhar com vocês esta excelente materia do CABEDELO NOTICIAS. Parabèns Fred pelo seu brilhante trabalho, leiam abaixo:

VOCÊ PEDE A PREFEITURA FAZ


Notem o tamanho da placa com relação a pessoa ao lado em média cinco metros de altura por oito de comprimento.
Digna de uma grande obra.

Esse é o tema de uma linda placa colocada no centro de Cabedelo, mostrando que a prefeitura é verdadeiramente ativa e que faz valer todo o investimento dos contribuintes.

Uma obra de “drenagem” e calçamento para beneficiar milhares de pessoas em uma das mais movimentadas ruas do centro da cidade.

Local de grande fluxo de veículos e pedestres, uma rua que dá acesso a BR 230 uma das mais importantes rodovias federais e nasce no centro do nosso município.

Realmente é uma blasfêmia falar mal dos Gestores públicos, pois pela relevância da obra em que se encontra a placa gigante em letras garrafais, deverá haver uma grande festa para inauguração da “Obra”, a imprensa deverá estar presente para presenciar a entrega do que, sem sombra de duvida, vai modificar o transito no centro da cidade e beneficiar toda a região, pois essa rua é super valorizada, e fica vizinho do Cabedelo Clube.

O serviço está a todo vapor, muitos trabalhadores, caminhões, máquinas, mangueiras, material de construção, pedras de calçamento, meio fio, tudo esta dentro dos conformes para execução que deve ter um prazo definido para ser concretizada, pois foi uma solicitação da população de Cabedelo e esta sendo atendida com a maior urgência.

Os opositores políticos, os críticos e oportunistas agora vão ter que fechar a boca e pensar duas vezes, ou melhor, dez vezes antes de proferir qualquer crítica negativa a administração publica de Cabedelo. 

Esta ali para todo mundo ver e agora sinalizada com uma enorme placa para não passar despercebido o fruto do empenho, da capacidade empreendedora, de uma prefeitura que realmente reconhece  as necessidades, traça um plano de metas objetivas e realiza as obras que vão definitivamente resolver os graves problemas dos moradores do centro de Cabedelo e essa obra servirá de exemplo para todos aqueles que vivem reclamando de falta de Drenagem em Cabedelo, de falta de Calçamento no município, de ruas esburacadas e sem possibilidade de transito, essa obra é a resposta direta de que os Secretários e o Gestor Público sabe realmente onde esta o problema e resolve de forma correta e imediata.

E como uma imagem fala mais que um milhão de palavras veja que não é exagero, aí esta a obra que vai mudar o futuro do município de Cabedelo, que depois de sua inauguração haverá dois tempos em nosso município: Antes da Obra e Depois da Obra.

Sim! por que tudo o que foi dito para denegrir a administração pública dessa prospera cidade, deverá ser repensado, medido e pesado, pois a opinião pública poderá se revoltar contra a oposição mentirosa.

Vejam as máquinas, tratores, material de construção, etc.

Caminhões colocando material para o calçamento, trabalhadores...


Atividade constante e empenho em realizar essa obra estratégica para o desenvolvimento da cidade.

Essa é a rua notem quantas casas, lojas, quiosques, prédios e moradores ela irá beneficiar!... não veem, É! não tem né!? só dois muros, há! mais a rua vai ter calçamento e drenagem!... O que!? a drenagem já existia, bom, melhor né? evita mais gasto. Como!? a placa diz que vai ser feita a drenagem e isso quer dizer que esta orçado que haverá custo!?  É não tinha pensado nisso! 


Interessante! não deveria ter o valor do projeto e como vai ser gasto na mesma placa que anuncia a obra!?
É!? Precisa? acho que não, pois se fosse necessário estaria lá não é?... Não?
Bom, acho que vão colocar depois pois existe um portal da transparência que diz tudo.
Texto e fotografia: Fred William

UNIÃO CABEDELENSE DOS CLUBES FUTEBOL AMADOR AMADAORES REALIZOU EVENTO PARA PROMOVER O 5ºCAMPEONATO DE FUTEBOL DE AREIA DE CABEDELO 
Foi de fato um sucesso o evento realizado nesta quarta-feira 17/08 no Cabedelo Club pela União dos Clubes de Futebol Amador de Cabedelo – UCFAC, não apenas, pela casa cheia, ou pelo a presença dos patrocinadores, a exemplo do Grupo Quintans,   Tartarugas Burg e da Casa Tudo que estiveram presentes ao evento, ou ainda pelo material esportivo distribuídos aos 10 clubes presentes ou o coquetel servido de bom gosto e regado inclusive, ao um bom uísque. O sucesso esteve presente em tudo e em todos, especialmente na diretora Ilma Viana que destacou o objetivo social do campeonato que é de arrecadar alimentos não perecíveis para famílias carentes que residem no Município de Cabedelo. Parabéns a diretoria da UCFAC, aos patrocinadores, aos clubes e especialmente aos que organizam o evento e não aprecem no filme. Foi Maravilhoso.
A Mesa foi composta pelos representantes dos patrocinadores, a Agencia de Desenvolvimento Sustentável da Pararia, a Secretaria Municipal de Esportes, o presidente da UCFAC, A REDE Solidária SOS Cabedelo e a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, já o cerimonial foi realizado pelo professor Carneiro da ADESPB
Abertura oficial foi feita pelo presidente da UCFAC, Everaldo Viana que agradeceu a presença de todos e aos patrocinadores, em seguida, o secretario de municipal de esporte, Clemildo Gomes usou da palavra, logo após, o deputado Guilherme Almeida parabenizou os organizadores e patrocinadores, bem como, os clubes participantes do evento e enfatizou a importância do esporte em cada município do Estado da Paraíba se colocando a disposição para juntos transformar o esforço do presidente da UCFAC em realidade do esporte de Cabedelo.
Encerrando, o Jovem Betinho Miranda elogiou o trabalho realizado pela diretoria historiando os cinco campeonatos realizados, a representante da Rede Solidária SOS Cabedelo, Ilma Viana falou sobre o cunho social do campeonato, e o empresário Engenheiro Sebastião Quintans em nome de todos os patrocinadores e também como o principal patrocinador da competição, saudou a todos em nome do grupo Quintans e ressaltou o prazer de patrocinar evento de tamanha importância   para o  desenvolvimento do esporte cabedelense. 

ENTREGA DO MATERIAL ESPORTIVO
O material esportivo (uniformes, bolas oficias, etc.) foram entregues aos dez clubes que participam do campeonato, por autoridades presentes como Darloza Braga presidente da ADESPB, Paulo Nogueira diretor da TRIBUNA e o radialista Aguinaldo silva do Renascer Noticias,
Aguinaldo silva do Renascer Noticias,
O Deputado Guilherme Almeida   
A  Comunitária e esportista Ilma Viana - 
O Empresário Sebastião Quintans
Entregando o material esportivo oas dez clubes que participam do 5º Campeonato de Futebol de Paria

COQUETEL

Um coquetel servido com canapés, salgadinhos, refrigerantes e uísque foi até as 11h00 com muito movimento e sorrisos de satisfação e realização. A final um campeonato de futebol de areia de parai é fantástico. Parabéns a todos. Foi de fato um sucesso...
REDE Solidaria SOS Cabedelo
cria a REDE MULHER

Com a participação das mulheres da coordenação da REDE Solidaria SOS Cabedelos foi criado a REDE MULHER, a primeira das sete  sub-redes previstas pela secretaria executiva do movimento interinstitucional que visa debater e buscar soluções para os principais problemas do município.
A Reunião que teve inicio as 09h00 na Praia de Camboinha na residência da presidente da Agencia de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba - ADESPB criou a primeira sub-rede da REDE Solidariedade SOS Cabedelo, a REDE SOS Mulher, as comadres da rede, como foi chamada durante os festejos juninos, quando foi definida a criação da REDE Mulher decidirão pela realização de dois eventos que deverão acontecer até o fim de setembro que culminara com o lançamento da Campanha: CRACK NEM PENSAR.
A reunião das comadres aconteceu em forma de café da manhã e contou com a participação de mulheres representantes de vários segmentos existentes no seio da REDE Solidaria SOS Cabedelo, que no seu ultimo evento, reuniu 94 organizações governamentais e não governamentais oportunidade que foi realizado o 1º Workshop e Seminário SOS Cabedelo que teve como tema, Inundações/Alagamentos: Causas, Efeitos, Ações e  Soluções, o primeiro problema dos sete, abordado pela REDE.
Segundo a comadre Conceição Miranda a ultima reunião das comadres foi realizada no bairro de Camalaú na residência da família Azevedo quando foi apresentado para as mulheres presente, o resumo do projeto: Os sete principais problemas do Município de Cabedelo, com base em pesquisa realizada pelo IPOP e encomendada pelo movimento. As drogas constavam entre os principais problemas relacionados pela sociedade cabedelense o que levou a comadre Ilma Viana propor a realização de um foro para debater a problemática enfocada.
A REDE Mulher realizará até o fim setembro, dois eventos considerados, segundo a secretária executiva da REDE a fisioterapeuta Darloza Braga, de fundamental importância para a sociedade e particularmente para mulher cabedelense. - O primeiro será o Fórum Mulher que abordará o tema, a Trajetória Histórica da Mulher. - O segundo terá como tema, DROGAS: Causas, Efeitos, Ações e Soluções, ou seja, mais um dos problemas elencados pela pesquisa IPOP.
Ao termino da reunião foi proposto pela comadre Lucy Pontual a formação de quatro grupos de trabalho – GTs (contatos, finanças, logística e secretariado), os quais ficaram compostos pelas comadres: Ivolita Maia, Lucy Pontual e Ilma Viana: Lurdes dos Santos e Jaciara Campelo; Claudia Rute e Thaís Azevedo; além de Darloza Braga e Bia Torres respectivamente, ficando as restantes com a tarefa de divulgar os eventos juntop as futuras comadres da rede.. 

UMA ALIANÇA DE COMADRES

      NOTA OFICIAL DA REDE SOS CABEDELO


A REDE SOS SOLIDARIA SOS CABEDELO COMUNICA A TODOS QUE O ATO
PUBLICO PROGRAMADO PARA PROTESTAR CONTRA A POLUIÇÃO FOI SUSPENSO TEMPORARIAMENTE, APÒS REUNIÃO REALIZADA COM A DIREÇÃO DO PORTO; OS SINDICATOS DOS TRANSPORTES DE CARGAS E DOS TRABALHADORES PORTUARIOS; AS EMPRESAS OPERADORAS; E AS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS QUE COMPÕEM A REDE SOS ECOLOGIA, TENDO EM VISTA, OS SEGUINTES COMPROMISSOS ASSUMIDOS PELOS QUE FAZEM O ARMAZENAMENTO E O TRANSPORTE DE PRODUTOS PARA EMBARQUE E DESENBARQUE DO PORTO, PRINCIPALMENTE DO COQUE . :
 1 - APRESENTAR SOLUÇÃO PARA A POLUIÇÃO NUM PRAZO DE TRÊS SEMANAS;

    2-PROPICIAR TRATAMENTO DE SAUDE PARA CRIANÇAS, E OU ADULTOS, 
QUE COMPROVADAMENTE TENHA SIDO AFETADO PELA POLUIÇÃO;

 A  3 FORMAÇÃO DE UM COMITÊ CONTRA A POLUIÇÃO COMPOSTA POR 
REPRESENTATES DE TODOS OS SEGMENTOS PRESENTES;
   4 - AMPLIAR A ARTICULAÇÃO JUNTO AO EXECUTIVO E LEGISLATIVO ESTADUAL
E FEDERAL COM VISTA A REALIZAÇÃO AS QUESTÕES LOGISTICAS E ABIENTAIS DO
PORTO E DE CABEDELO;
   5-REALIZAÇÃO DE UMA NOVA REUNIÃO PARA O PRÓXIMO DIA 02 DE SETEMBRO
QUANDO SERÃO AVALIADAS AS MEDIDADS ADOTADAS POR AMBAS AS PARTES;
6 - A REALIZAÇÂO EM PARCERIA DO FÓRUM AMBIENTAL PROPOSTA PELA ADESPB; 
7 - CONTINUIDADE DA MOBILIZAÇÃO DA REDE ECOLOGIA AMPLIANDO A
ARTICULAÇÃO E COLETANDO ASSINATURAS NO BAIXO ASSINADO QUE
PODERÁ SER ENCAMINHADO AS AUTORIDAES AMBIENTAIS E OU, JUDICIAS. 
ASSINEM! 
PARTICIPEM E EXERÇAM SUA CIDADANIA!
ASSINA: 
A REDE SOS ECOLOGIA - ASSOCIAÇÃO CABEDELENSE DE PROMOÇÃO DE AÇÕES
SOCIAIS E ECOLÓGICAS - ASSOCIAÇÃO DE ASSITENCIA SOCIAL E ATENÇÃO
AMBIENTAL - INSTITUTO PRAIA E MAR – ASSOCIAÇÃO SOS VERDE, 
AGENCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DA PARAÌBA - FEDERAÇÃO DAS
ENTIDADES NAÕ GOVERNAMENTAIS DA PARAIBA – UNIÂO CABEDELENSE DE
ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS E REDE SOLIDARIA SOS CABEDELO.


Ato Público contra poluição em Cabedelo é adiado
 após reunião com comunidade portuária
A Rede Solidária SOS Cabedelo adia por 30 dias, Ato Público e forma
comitê contra poluição com a participação dos trabalhadores,
operadores, gestores portuários e sociedade civil organizada



A Rede Solidaria SOS Cabedelo, em reunião que durou mais de três horas na CAP com operadores portuários, administração da Companhia Docas da Paraíba, representante Sindical e ONGS Ambientais do Município de Cabedelo decidiu adiar o Ato Público, que seria realizado em frente ao Porto e Cabedelo para protestar contra a poluição provocada pelos transportes de diversos produtos, a exemplo do coque, que segundo a população vem ocasionando sujeiras e doenças respiratórias, situação esta, relatada pelo presidente da União Cabedelense de Associações Comunitárias, Everaldo Viana.

Contando com a participação de nove organizações não governamentais, empresas de transportes que operam no porto, a Intersindical, a ADESPB - Agencia de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba, secretária executiva da Rede Solidária SOS Cabedelo, e a administração das DOCAS, a reunião que teve início as 9h30 e só foi encerrada após as 13h00, foi coordenado pelo anfitrião, o presidente do porto, Wilber Jacome e atingiu seu ápice com a elaboração de uma agenda positiva proposta pelo atual gestor portuário.

Com a nova dinâmica encaminhada, a presidente da ADESPB, Darloza Braga propôs a criação de um Comitê contra a Poluição composto por representantes dos segmentos presentes e destacou a ausência do Poder Municipal em um momento de tamanha importância. Darloza ainda propôs a realização de um Fórum de Meio Ambiente e a formação de uma parceria mais ampla para debater e encontrar a solução logística portuária, inclusive com o Poder Executivo e Legislativo do Estado da Paraíba e do Brasil.

O Presidente do sindicato de Transportes de Cargas do estado da Paraíba, José Arlan Rodrigues juntamente com Ricardo Tabosa presidente intersindical dos sindicatos portuários propuseram uma reunião do comitê que foi aceito pela articulação e marcada para o dia 02 de setembro quando será definido se acontece ou não o Ato Publico em defesa do artigo 225 da Constituição Federal (2008).

Finalizando o Presidente da Associação de Promoção de Ações Sociais e Ecológicas, Betinho Miranda esclareceu que o movimento não pretende acabar com o Coque em Cabedelo, pois gera emprego e renda, além de ser um dos que mais contribui para a arrecadação do Porto e do Município, mais sim, com o fim da poluição que vem tomando conta do Município de Cabedelo.
Rede Solidaria SOS Cabedelo Faz campanha sobre Paradas de Ônibus
A sociedade civil organizada passa abaixo assinado conforme texto abaixo para reivindicar parada de ônibus para Cabedelo.

Nos, moradores do Município de Cabedelo, cidadãos brasileiros reivindicamos das autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, solução para que sejam permitido a construção por aqueles que assim desejarem, seja da iniciativa publica ou privada abrigos, ou seja, Paradas de Ônibus que permitam a proteção do Sol e da Chuvas, Há anos sem existirem na maior parte do nosso território, causando transtorno e problemas de saúde para a maioria da nossa população.

                                              DESCASO EM CABEDELO

O descaso em Cabedelo é claro e notorio por parte das autoridades locais, diante disso temos que fazermos a nossa parte a população sofre com inundações e falta de estrutura.

Caros leitores nao esqueçam que o IBGE revelou que a  renda de Cabedelo cresceu mais que a da Capital, em 10 anos, ou seja as cidades brasileiras de porte médio, localizadas ao longo de rodovias, ganharam mais habitantes na última década do que as capitais de nove regiões metropolitanas, que anteriormente puxavam o avanço populacional.

A afirmação foi divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir do cruzamento dos porcentuais de crescimento da população dos municípios brasileiros de 2000 a 2010 com informações sobre a variação de renda no mesmo período.

Cabedelo, por exemplo, cresceu mais do que João Pessoa. 

Onde está essa renda?

PSRS

Programa Saúde é Responsabilidade Social
  Equipe de Fisioterapeutas atende comunidade em Cabedelo.

*******************



MULHERES DE CABEDELO UNIDAS


Mulheres do município juntas e misturadas em prol das ações sociais que possam motivar e atrair a população a trabalhar para o desenvolvimento de Cabedelo.

As Representantes de várias Comunidades de Cabedelo se reúniram para promover um movimento de mobilização em prol de diversas causas sociais.


A reunião aconteceu nesse domingo (07/08/11 as 9:00), na residência de Darloza Braga e Jaêmio Carneiro, que articulam o SOS CABEDELO, entre outros movimentos sociais no município.


A cobertura exclusiva do Evento foi do Cabedelo Notícias e a ONG CAPP – Cultura, Arte e Promoção Popular também esteve presente representado por seu presidente e a primeira secretária Márcia Dutra.

O Tema da reunião é a formação de um G3 para promover um Fórum de discussão sobre as drogas e o atendimento aos dependentes químicos. 

 A parceria com a Igreja Batista e a ativação efetiva do centro de atendimento existente em Camboinha totalmente preparado porém sem atividade.

Outro tema abordado é o transporte inadequado do Coke - substancia extremamente nociva a saúde pública que vem sendo transportado, por vezes em caminhões abertos e/ou mal condicionados deixando vazar nas ruas e assim ser levado ao interior das residências que estão na rota desse caminho até a BR 230.



Foi ventilada também a iniciativa de promover o Encontro Jovem de Cabedelo que deverá reunir as lideranças do município para discutir temas como Esporte, Drogas, Educação entre outros temas relacionados a nossa juventude para o qual a CAPP deverá se empenhar e apresentar diversos projetos para movimentar nos campos dos Esportes Radicais, Primeiro Emprego, Cursos de Informática, Eventos Culturais, Etc.


O encontro dos jovens deverá ser articulado para acontecer na Camara dos Vereadores de Cabedelo em data a ser marcada e assim escolher os representantes para o encontro Estadual e Federal.


Acompanhe essa matéria e logo estaremos divulgando as datas dos eventos definas e os respectivos locais bem como a relação das representantes dos grupos de trabalho e comissões organizadoras.

É assim que se faz a diferença, juntas, todas as pessoas independente de Côr, Sexo, Religião, e/ou Política ligadas para trabalhar em ações socias que venham a mostrar que somos nós que podemos tomar as rédeas de nossa realidade e escrever o nosso futuro, um futuro melhor e mais participativo.


 Texto: Fred William
 Do Cabedelo Notícias.
  

                                                *******************


Escola Paulino em Cabedelo realiza Gincana

A gincana foi um sucesso realizada pela Escola Paulino em Cabedelo, a unica institução educacional que atende alunos especiais.
o Aluno Fabio como sempre se destacando. Parabens Fabio.
Veja as fotos:











 **********************


Nenhum comentário:

Postar um comentário