SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL



 

Boletim semanal Nº 313 – 2 a 8 de dezembro de 2011
Municípios têm este mês para localizar beneficiários
do Bolsa Família e atualizar cadastro 

Mais de 619 mil famílias do programa de transferência de renda precisam atualizar dados até 30 de dezembro. Caso contrário, poderão perder os benefícios
                                       Gestores identificam beneficiários e atualizam os dados.


Falta um mês para o encerramento da revisão cadastral do Bolsa Família deste ano. Mais de 619 mil famílias ainda precisam atualizar os dados, pois estão com o cadastro desatualizado há mais de dois anos. O prazo para os gestores municipais do Bolsa Família localizarem esses beneficiários termina em 30 dezembro. No começo de 2011, havia 1,3 milhão de famílias com cadastro desatualizado.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) monitora permanentemente a revisão cadastral das famílias. A atualização a cada dois anos é determinada pelo Decreto nº 6.135, de 2007. Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do programa de transferência de renda. Para garantir que o Bolsa Família chegue à parcela da população com renda per capita de até R$ 140 é necessário que os dad os retratem a realidade dos beneficiários.
Caso a atualização não seja feita até o fim de dezembro, os benefícios serão bloqueados na folha de pagamento de janeiro de 2012. Se a atualização não ocorrer até 29 de fevereiro, os benefícios serão cancelados na folha de março.
Gestor municipal – Os procedimentos a serem adotados pelos municípios estão disponíveis na
Instrução Operacional nº 44, de 29 de abril de 2011, reeditada em 3 de novembro.
O MDS reconhece que muitos municípios têm se esforçado para atualizar os cadastros. Ao longo do ano, mais de 700 mil famílias informaram seus dados. No entanto, o número de 
beneficiários com cadastro desatualizado e que correm o risco de perder o benefício ainda é significativo. Para auxiliar os municípios, o MDS promove campanhas publicitárias junto às famílias, na TV e no rádio.
A revisão cadastral é feita anualmente pelo ministério e pelos municípios desde 2009. No início de cada ano, o MDS identifica todas as famílias com cadastros sem renovação nos últimos dois anos. Essa relação é publicada no Sistema de Gestão Integrada do Programa Bolsa Família (SIGPBF). As famílias identificadas também são avisadas nos extratos bancários de pagamento.

Prefeituras poderão usar até 60% dos
recursos do Suas para contratar profissionais    
Conselho Nacional de Assistência Social aprova em resolução o percentual do repasse
mensal aos municípios para pagamento de servidores concursados da assistência social
   
Os municípios que recebem recursos do Sistema Único de Assistência Social (Suas), financiados pelo Governo Federal por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), poderão usar até 60% do valor do repasse federal para pagar trabalhadores concursados que atuam no Suas. A definição do percentual foi aprovada na quinta-feira (24), na plenária do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
O financiamento repassado mensalmente do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) aos fundos municipais só podia ser destinado ao custeio dos serviços socioassistenciais. A alteração na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em 6 de julho deste ano, permite que parte do recurso federal seja direcionada ao pagamentos dos servidores da assistência social nos municípios, estados e no Distrito Federal.
A regulamentação da porcentagem é de responsabilidade do CNAS. "Essa decisão foi aguardada por gestores municipais e trabalhadores, desejada por muito tempo e manifestada em nossas conferências", enfatizou o presidente do CNAS, Carlos Ferrari.
A diretora de Gestão do Suas do MDS, Simone Albuquerque, avalia que a regulamentação incentiva as prefeituras a promoverem concurso público e contratar mais trabalhadores para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros Especializados (Creas) e Centro de Referência para População em Situação de Rua. "É uma resolução importante por dar qualidade à oferta dos serviços socioassistenciais no Brasil", disse.




Bruno Spada/MDS




Regulamentação incentiva contratação de trabalhadores





A representante do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) no CNAS, Marisa Rodrigues, acredita que o percentual de 60% seja considerável para assegurar a continuidade dos serviços com bons profissionais. "Para nós, um Cras ou um Creas tem alto custo operacional, porque precisamos manter a estrutura física e pessoal para prestar os serviços."
Os profissionais que atuam no Suas comemoraram a regulamentação. "O trabalhador vai ter segurança para desenvolver suas atividades junto à população e ser também agraciado com a cobertura legal do processo seletivo", disse o representante dos trabalhadores do Suas no CNAS, Frederico Leite.

 
     



Habilitação de deficientes



Integração ao mercado





Em outra resolução aprovada pelo CNAS na reunião do dia 24, foi definida a habilitação e a reabilitação de deficientes e sua integração à vida comunitária. De acordo com o conselho, a integração à vida comunitária da pessoa com deficiência no campo da assistência social deve ser entendida como inclusão, adequando-se às lutas históricas dos movimentos das pessoas com deficiência.
Esse processo envolverá um conjunto articulado de ações de diversas políticas no enfrentamento das barreiras da deficiência e do meio, cabendo à assistência social ofertar a essa população autonomia, independência, segurança, acesso a direitos e à participação plena na sociedade..



Terceira resolução estabelece que a promoção da integração ao mercado de trabalho no campo da assistência social quer dizer que caberá à assistência social ofertar ações de proteção social que viabilizem a promoção do protagonismo, a participação cidadã, a mediação do acesso ao mundo do trabalho e a mobilização social para a construção de estratégias coletivas.
O presidente do CNAS explica que essas definições correspondem aos anseios das entidades socioassistenciais que não estavam contemplados na Política Nacional de Assistência Social. "A gente precisava dizer à sociedade e aos conselhos municipais o que significam esses objetivos para a assistência social", explicou Carlos Ferrari.










 
EXPEDIENTE
Publicação da Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Desenvolvimento Social e
Combate à Fome
Coordenador de Comunicação Social: Renato Hoffmann
Coordenação de Redação: Anelise Borges e João Carlos RodriguesEdição: Rodrigo Farhat - 4.139 MGRevisão: Clara ArreguyParticipou desta edição: Cristiane HidakaDiagramação: Gustavo Torquato e Renato GuimarãesRedação: www.mds.gov.br ascom@mds.gov.brEsplanada dos Ministérios, Bloco, C, 5º andar CEP 70046-900 –Brasília – DF
Telefone: (61) 3433.1021 / Fax: (61) 3433.1050 / 0800 707 2003


Josefa Cilene
A. social


O Serviço Social  é uma Profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.

Entre os principais campos de atuação profissional de um assistente social estão:
  • Redes de serviços sociais do governo
  • Hospitais
  • Escolas/creches
  • Centros de convivência
  • Administrações municipais, estaduais e federais
  • Serviços de proteção judiciária
  • Conselhos de direitos e de gestão
  • Movimentos sociais
A profissão é regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Serviço Social e seus respectivos Conselhos Regionais.
Regularmente são realizados concursos para assistente social para o preenchimento de vagas de emprego em administrações públicas.


*******************