FISIOTERAPIA


FISIOTERAPIA


DARLOZA BRAGA

Caros Amigo(a)s e leitores

É um prazer imenso passar para você um pouco do que aprendi e poder interagir de fato com vocês.

A você que me envia email perguntando sobre determinado assunto , saiba que estarei sempre pronta para atende-la(o)s e que a resposta estará no Blog na página "PERGUNTAS E RESPOSTAS". 




Um grande abraço

Darloza Braga 

Oração do Fisioterapeuta



Eu me dedico a Ti, ó Pai,consagrando minha vida,

Minhas mãos e minha técnica para que Tu mesmo ajas nas dores, nos traumas, no corpo do meu paciente.

E dá-me o sentido mais vivo de estar cooperando Contigo na melhoria da qualidade de vida do mundo que me cerca, daquele que está aos meus cuidados.

Fortalece minha fraqueza,e preenche minha necessidade de crescer e compreender os outros. 

Faz e peritas minhas mãos; 

Dá-me um toque adequado, um ouvido amigo e um coração amável. 

Por Jesus, cujo toque afastava a dor, e Cujas mãos, que aliviaram vidas, foram presas na cruz por mim.


***********

Símbolo Oficial da Fisioterapia


************

Juramento do Fisioterapeuta

“Prometo dedicar-me à profissão de Fisioterapeuta utilizando todo conhecimento científico e recursos técnicos por mim adquiridos durante o medir de esforços, assegurando aos pacientes sob meus cuidados o bem-estar físico, psíquico e social. 

Juro honrar o nome da Fisioterapia com amor, respeito e dignidade, empregando todos os meios para fazê-la conhecida e valorizada.”

************

Mãos do Fisioterapeuta



Mãos que entendem e se estendem nos labores,
Silenciosas mãos de mil cansaços,
Que em contatos contidos, feito abraços,
Se enlaçam em lenitivo a tantas dores.
Mãos que acalmam, diante dos temores,

Calando o medo dos primeiros passos,
Correndo, prescientes, pernas, braços,
Que anseiam lassos pelos seus favores.
São mãos que aos céus ascendem nos desvelos,

                                                   As mãos profissionais cheias de zelos
Que animam o amanhã nos dias seus.
Mãos mágicas, que à luz de um hermeneuta,
Refletem as mãos do fisioterapeuta,
Firmes na fé que vem das mãos de Deus.

*************
História da Fisioterapia


Na Antiguidade ( mais ou menos entre 4000 a. C. e 395 d.C.) havia um preocupação em eliminar as doenças através a utilização de agentes físicos (Sol, luz,calor,água e eletricidade), massagens e exercícios físicos. Segundo Shestack (1979), "Os médicos na Antiguidade conheciam os agentes físicos e os empregavam em terapia. Já utilizavam a eletroterapia, sob a forma de choques com um peixe elétrico, no tratamento de certas doenças".
Ainda nessa época, a China registra obras de cinesioterapia em 2698 a.C. Na mesma época na Índia usa-se de exercícios respiratórios para evitar a constipação.
A Idade Média , caracterizada por uma ordem social estabelecida no plano divino, foi uma época de lacuna em termos de evolução nos estudos e na atuação na área da saúde. A alta valorização da alma neste período e o interesse pelo desenvolvimento da capacidade física pelas camadas mais privilegiadas parecem ter sido responsáveis por essa lacuna.Desenvolveu-se portanto nesta época uma fisioterapia destinada a outros fins que não o curativo e sim o de imcremento da potência física.
Após esse período de estagnação dos estudos, surge o Renascimento( período entre os séculos XV e XVI ), descrito como um momento de crescimento científico e literário. Há então,uma retomada dos estudos onde o interesse não destina-se apenas a concepção curativa, mas também a manutenção do estado normal existente em indivíduos sãos.
Entre os séculos XVIII e XIX ocorre a industrialização, momento caracterizado por um avanço na utilização de máquinas e uma transformação social determinada pelo produção em larga escala. 

Houve o desenvolvimento das cidades , bem como surgiram condições sanitárias precárias, jornadas de trabalho estafantes, e condições alimentares insatisfatórias que provocaram a proliferação de novas doenças. 

O surgimento de novas patologias e epidemias exigiram da medicina um desenvolvimento nos estudos. Nessa época parece que todos os estudos na área de saúde concentraram sua atenção ao "tratamento"das doenças e sequelas e deixaram de lado as outras vertentes iniciadas na época renascentista, a "manutenção"de uma condição satisfatória e a "prevenção"de doenças. 

A atenção ao "tratamento" faz surgir a idéia de atendimento hospitalar. 

Mais tarde, ainda no século XIX , surgem as especializações médicas . 

A Fisioterapia parece ter seguido a mesma direção dividindo-se em diferentes especialidades.

No decorrer da história percebemos que a fisioterapia sofreu todas essas oscilações, passando pela atuação curativa na antiguidade, pela estagnação na Idade Média, pela atenção preventiva concomitante a curativa durante o Renascimento e novamente pelo direcionamento puramente curativo durante a industrialização.
No Brasil , a fisioterapia surgiu como uma forma de solução para os altos índices de acidentes de trabalho