CIDADES EM FOCO


 Cariri em Foco

          Homenagens às Mulheres Imprimir E-mail

Representantes de 10 municípios do Cariri participam de 'O Grito da Mulher Caririzeira'

Representantes de dez municípios do Cariri paraibano se reuniram na Praça José Américo, no Centro de Sumé, para Institucionalizar o Movimento Rede SOS Mulher, que a partir de então uma ONG que deverá encaminhar as reivindicações das mulheres do Cariri.

Um manifesto instituído “o silencio é cúmplice da violência e pai da impunidade” foi distribuído por toda a cidade. Já a carta da Mulher Caririzeira a Secretária Nacional de Políticos Públicos para as Mulheres, Eleonora Moricucci teve inicio a coleta de assinaturas que deverá somar cinco mil até o dia 20 de abril, na qual apresenta as reivindicações das mulheres do cariri quando da audiência solicitada.

Após a assinatura das representantes dos dez municípios foi facultada a palavra. Uma das coordenadoras, Darloza Braga agradeceu a presença de todos e ao deputado Genival Matias que encaminhou o requerimento ao Governo do Estado solicitando a implantação de Empreender Mulher para o Cariri paraibano, assim como ao Tribunal de Justiça para implantação de instrumentos que consolidam à Lei Maria da Penha, a exemplo de varas Especialidades.

Aurizania Oliveira destacou a necessidade de abrigo para as mulheres e parabenizou a Rede SOS pela institucionalização da ONG que deverá instalar um Centro da Mulher com apoio psicológico, jurídico e social a todas as mulheres do Cariri.

A Rede (ONG) conseguiu 152 assinaturas no seu ato de fundação e deverá dá continuidade e objetivando cinco mil assinaturas.

Após o evento foi realizada uma seresta em "Homenagem a Mulher" no Douglas Bar pelo músico Mesinho Voz e Violão.
Fonte : vitrine do cariri





AL realiza sessão para discutir revitalização do Porto 


A Assembleia Legislativa realiza, na próxima quarta-feira (25), uma sessão especial em defesa do Porto da Paraíba, que fica no município de Cabedelo. Um movimento suprapartidário em defesa do Porto, com ênfase na conclusão da dragagem, foi definido no gabinete do presidente da ALPB, Ricardo Marcelo (PSDB), nesta quarta (18). A sessão integra as atividades da Comissão Representativa e representa a primeira ação da Agenda Positiva da ALPB este ano.

Ricardo Marcelo anunciou a convocação dos deputados estaduais, deputados federais, senadores, classe empresarial, representantes de órgãos governamentais, não governamentais e entidades sindicais para participarem da sessão especial, que ocorrerá no próximo dia 25, a partir das 9h30.


Participaram do encontro, entre outros, o presidente e o vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome e Antônio Ricardo Andrade; o presidente do Comitê em Defesa do Porto, Mácio Albuquerquer Madruga; os deputados estaduais Caio Roberto (PR), Francisco de Assis Quintans (DEM) e Trócolli Júnior (PSD), autor da proposta para a formação de uma comissão suprapartidária em prol do desenvolvimento do Porto da Paraíba.

Para o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, o Porto “é uma ferramenta mestra” para o desenvolvimento econômico de qualquer Estado, através do escoamento da produção por meio de importação e exportação. “Hoje existe uma sinergia muito positiva entre os Poderes, seja em nível municipal, estadual e federal. E é esse clima de que a Paraíba precisa, com união e foco nos projetos que terão continuidade”, destacou Wilbur.

Para ele, o Porto pode alcançar R$ 1 bilhão em ICMS com a nova estrutura de profundidade, reforço do cais envolvente e de um Terminal de Múltiplo Uso. Essas mudanças necessitariam em torno de R$ 500 milhões em investimentos.

A deputada federal Nilda Gondim (PMDB), que esteve no gabinete do presidente da ALPB e se encontrou com os representantes do Comitê em Defesa do Porto, assegurou que participará dos debates e fará os encaminhamentos necessários junto ao Governo Federal para desenvolvê-lo. Ela lembrou que o seu filho, senador Vital do Rêgo (PMDB), também já se comprometeu com a causa.

Ricardo Marcelo disse que a Assembleia Legislativa buscará o engajamento de todos os setores produtivos e de representantes dos trabalhadores, direta e indiretamente envolvidos com o desenvolvimento do Porto da Paraíba. O deputado estadual Trócolli Júnior enfatizou que, nesse primeiro momento, esse movimento suprapartidário vai priorizar a conclusão da dragagem do Porto, o que possibilitará o aumento do calado, que tem 9,14 metros, para cerca de 11 metros.

“Já que o interesse maior de todos é viabilizar o Porto e trazer os navios que dêem a movimentação da estrutura portuária, é preciso a união de toda a classe política da Paraíba e de representantes de todos os setores produtivos e da imprensa, para conseguirmos a conclusão da dragagem. Tenho certeza que esse será apenas o primeiro passo do movimento”, afirmou o presidente da Assembleia.
Fonte:
VITRINE DO CARIRI


 




O encontro contou com a participação de 22 municípios paraibanos
 O 1º Encontro Regional do PT do B
do Cariri foi um sucesso absoluto com a participação de delegações de 22 Municípios
Com inovações no campo da politica partidária, a exemplo do Pacto entre os Pequenos Partidos Políticos e sociedade civil organizada, pelo desenvolvimento sustentável do cariri; a formação dos Fóruns dos Pequenos Partidos; a criação do PT do B Mirim; e a escolha do embrião da comissão para redigir o Manifesto do PT do B Mulher; o 1º Encontro Regional PT do B / Cariri reuniu delegações de 22 Municípios paraibanos, sendo 18 do cariri e 06 das regiões do alto sertão e da região metropolitana de João Pessoa com destaque para a participação do presidente estadual do PT do B o deputado Genival Matias que saiu impressionado com o sucesso do evento.

  
No Município de Amparo a 300 km da capital, mais precisamente na sua  Câmara Municipal, o PT do B realizou seu primeiro encontro regional, ou seja, o encontro da região do cariri como protótipo para as outras regiões do estado. O Evento aconteceu em três momentos distintos. O primeiro momento teve como tema: Um Pacto dos Partidos Políticos para o Desenvolvimento Sustentável do Cariri e teve mesas composta por vários partidos e pelo prefeito do Município. O segundo momento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde a onde foi servido um almoço para todos os presentes. Já o terceiro e ultimo voltou a acontecer após as 14h00 no plenário do Poder Legislativo e desta vez contou a participação do presidente do PT do B do Estado da Paraíba, o deputado Genival Matias que falou sobre o crescimento, a organização do partido e democracia interna.
Segundo a coordenadora do evento e presidente do partido de Amparo, anfitrião do evento, Darloza Braga alguns fatos merecem destaque, a exemplo da integração da militância do partido, a deliberação pela independência dos partidos na condução das alianças e coligações nos sues respectivos; as pedras fundamentais do PT do B Jovem e do PT do B Mulher; a criação do PT do B Mirim e a presença da expressão maior do partido no estado o presidente e deputado estadual eleito pela agremiação partidária, Genival Matias que, segunda ela conquistou todos os presentes com sua forma simples de ser.

1º Momento
Com inicio as 11h00 o encontro reuniu PC do B, PV, PDT, PR, PT, além do próprio PT do B para debater o desenvolvimento sustentável da região, quando ficou claro que o esforço na fomentação do desenvolvimento com sustentabilidade deve ser do coletivo é necessário que todos estejam unidos com um só proposito, uma ação suprapartidária, eclética e ecumênica.
Ao termino do primeiro momento todos os presentes assinaram o Banner ofertado pela Agencia de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba – região cariri como símbolo da união pela melhoria da qualidade de vida da população caririzeira.


O encontro foi presidido pelo professor Jaêmio Carneiro, o professor e presidente do PT do B do Município de Sumé, Luiz Sergio saudou em nome da comissão organizadora todos os presentes e o reporte cidadão, Denys Mayer falou em nome da imprensa digital do cariri.





Representantes de partidos e da sociedade civil organizada assinaram o banner da ADESPB sobre o desenvolvimento sustentável do cariri






2º Momento
Um almoço com objetivo de confraternizar-se  foi servido pelo PT do B aos partidos, militantes e convidados presentes. Durante o comes e bebes diversos contatos foram mantidos objetivando viabilizar articulações municipais e intermunicipais que possa contribuir para com a melhoria da qualidade de vida da população caririzeira.

O almoço foi servido para 100 pessoas, entre convidados militantes, simpatizantes do PT do B, representantes de outros partidos e autoridades presentes.


3º Momento
O terceiro e ultimo voltou a acontecer após as 14h00 no plenário do Poder Legislativo e desta vez contou a participação do presidente do PT do B do Estado da Paraíba, o deputado Genival Matias que falou sobre o crescimento, a organização do partido e democracia interna.
       O jovem professor Manuel Fernandes do PT do B de Cabedelo conduziu as discussões sobre o PT do B Jovem da Paraíba

Vinte e dois Municípios estiveram presentes ao encontro, sendo que 16 foram da região do cariri: Amparo, Congo, Prata, Ouro Velho, Monteiro, Livramento, São José dos Cordeiros, São João do Cariri, Serra Branca, Cabaceiras, Santo André, Juazeirinho, São João do Tigre, Sumé e Coxixola e seis das regiões do Sertão e da Região Metropolitana de João Pessoa que foram Uiraúna e Poço José de Moura Cabedelo, João Pessoa, Santa Rita e Conde.







Confirmada a presença do deputado Genival Matias no 1º Encontro Regional do PT do B / Cariri
Da região do Cariri oriental, o Deputado Estadual e presidente na Paraíba do Partido Trabalhista do Brasil – PT do B, Genival Matias confirmou presença no 1º Encontro Regional do PT do B / Cariri que acontece na Câmara Municipal de Amparo, no próximo sábado (21/01) a partir das 10h00.
O1º Encontro Regional do PT do B / Cariri que estava inicialmente programado para o Município de Sumé deverá acontecer no Município de Amparo com a participação dos Diretórios e Comissões Provisórias do PT do B da região do cariri paraibano. Segunda, o professor Luiz Sergio, um dos coordenadores, o evento foi planejado focando três objetivos gerais: Integrar- se e integrar a comunidade política partidária da região, a contribuir  para com o desenvolvimento sustentável da região e construir o PT do B pelas bases.

Divulgada a Programação do Encontro do PT do B do Cariri
A Comissão Organizadora do 1º Encontro Regional do PT do B região cariri que será realizado na Câmara Municipal de Amparo no próximo sábado (21/01/2012) divulgou nesta quinta feira a programação do evento que acontecerá em dois momentos. – O primeiro momento/horário será destinado ao debate sobre a construção de um pacto entre os partidos políticos visando o desenvolvimento sustentável da região do cariri paraibano.        Para o segundo momento/horário está programado um almoço cultural com os partidos políticos, meios de comunicação e autoridades presentes. Já o terceiro e ultimo momento/horário acontecerá apenas para os filiados e militantes do PT do B, quando estará sendo debatidos temas como: Políticas de alianças, estratégias políticas eleitorais e formação de quadros e de candidatos do partido (cursos, experiências etc.)  
Segundo Darloza Braga uma das organizadoras do 1º Encontro Regional do PT do B região cariri, todos partidos ligados a sua agremiação partidária dos municípios da região do cariri paraibano já foram confirmados, assim como, o presidente estadual, o deputado Genival Matias. “Estão confirmados os Diretórios e Comissões Provisórias do PT do B da região como de outras, a exemplo de João Pessoa, Cabedelo e Conde da região metropolitana, como Poço José de Moura e Uiraúna do alto sertão”.  “Será sem duvida um grande evento político resumiu a presidente do PT do B do Município de Amparo anfitrião do encontro.
Veja a baixo, na integra a programação do 1º Encontro Regional do PT do B região cariri:
PROGRAMAÇÃO

Primeiro Horário:
CONSTRUINDO PACTO COM OS PARTIDOS POLÍTICOS PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO CARIRI PARAIBANO

Das 10h00 às 10h50
Credenciamento

10h50 as 11h00
Formação da Mesa Oficial

11h00 as 11h20
Abertura Oficial

11h20 ás 12h00
Com a Palavra os Partidos Políticos

12h00 as 12h20
Lançamento da Campanha: DESENVOLVIMENTO SUTENTAVEL JÀ!

12h20 às 14h00
Almoço Cultural

Segundo Horário:
CONFRATERNIZAÇÃO COM OS PARTIDOS POLITICOS PRSENTES AO EVENTO

12h20 às 14h00
Almoço Cultural

Terceiro Horário
CONSTRUINDO O PT DO B NO CARIRI PARAIBANO

14h00 às 14h20
A História do PT do B

14h20 às 15h00
Construindo uma Estratégia Política Eleitoral para o Cariri Paraibano
 (articulações, alianças, Coligações etc.)

15h00 às 15h30
Cursos de Formação (candidaturas e intervenções junto à sociedade civil organizada).

15h30 as 16h00
Fundação do PT do B Jovem

BLOG DO GENILSON FAZ COMENTÁRIO SOBRE DARLOZA BRAGA!

CONTRIBUIÇÃO A POPULAÇÃO DE COXIXOLA

(...)
Secretaria de Ação Social de Coxixola
DARLOZA FERREIRA BRAGA, o interessante é saber quem é esta cidadã que aparece no Tribunal de Contas do Estado como DIRETORA DEP DE ASSISTENCIA SOCIAL de Coxixola, pois há uma profissional de mesmo nome que recebeu um recurso da Prefeitura Municipal de Serra Branca e outro da PM de São José dos Cordeiros em 2011, já da Prefeitura municipal de Amparo, em 2010 recebeu R$ 8.225,00 e em 2011 R$ 5.825,00. Serão as duas a mesma pessoa ou trata-se de uma simples coincidência? O CPF da que recebeu os recursos é de 634-68, Senhores vereadores cabe a vocês averiguarem o trabalho desta senhora aqui em Coxixola.

(...)

Veja na íntegra a resposta de Darloza Braga:
Caro Genilson,
Não foi surpresa tomar conhecimento de que um blog local teria levantado considerações sobre a minha existência, e ou, a minha capacidade profissional, afinal sou de fato e direito uma trabalhadora, uma servidora pública, assim como, uma profissional liberal que produz e, assim sendo, é muito natural que se comente a minha produção. O que de fato me surpreendeu foi a forma como indagou a minha existência, a insinuação de que tratava-se de uma fantasma ou de uma laranja,  e no caso da ultima, deixo-a para que os gestores dos municípios por você citados o interpelem.
Não sei se de fato você foi prematuro, infeliz ou mal intencionado no seu comentário, pois, bastava digitar o meu nome no Google para que tivesse acesso a informações, inclusive meu blog, o que, no mínimo teria modificado o conteúdo de sua matéria. Falo isto não como uma especialista em tecnologia da informação, ou da comunicação digital, pois minha especialidade é fisioterapia/gerontologia, mas, como uma blogueira que faz parte inclusive da União Cabedelense de Mídias Digitais, e que tem como primeiro passo quando da elaboração de um artigo, A PESQUISA.  Afinal não podemos ser usados como inocentes úteis, e como diria a comadre Lurdes: “... cautela e canja de galinha nunca matou ninguém”...
Não conheço a audiência do seu blog, nem tão pouco sua pessoa, exceto pelo perfil que você postou no seu blog, as oportunidades em que poderia ter lhe conhecido, infelizmente você não se fez presente, como meio de comunicação, como agrônomo ou mesmo como cidadão, as Conferencias Municipais, as quais estiveram sobre minha coordenação no seu Município. Mas de que estou falando?  Refiro-me ao instrumento mais importante para o desenvolvimento com sustentabilidade do país, realizado pela segunda vez em todo o Brasil para a construção de um Plano Nacional, construído a partir dos municípios e da reunião do governo e da sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos. E bem que você poderia ter estado presente, se não em todas, pelo menos nas conferências, da Juventude, do Meio Ambiente, e da Saúde. No entanto, não tive a oportunidade de ouvir suas sugestões para melhoria da qualidade de vida do povo de Coxixola. Mesmo assim irei apresentar-me a você e aos que ainda não me conhecem:
Sou Darloza Braga, nasci na cidade de São J. Rio do Peixe, Resido em Cabedelo na praia de Camboinha e passo 4 dias da semana no Cariri,sou Professora, Jornalista, Fisioterapeuta com Especialização em Gerontologia e Ministro cursos e Palestras, mas vou resumir, estou no Cariri há 6 anos onde passei um ano e quatro meses como coordenadora do CRAS em Amparo, depois 4 anos como Secretária de A. Social e deixei em 2011 para assumir o concurso de Fisioterapeuta e hoje além de Fisioterapeuta, dirijo o Centro de Reabilitação São Sebastião; Em São Jose dos Cordeiros organizei as conferencias e em Serra Branca além de organizar as conferencias desde 2009, ministrei um curso no final de 2011 e em Coxixola há quase um ano sou diretora do Departamento de Assistência Social com muito orgulho, pois tenho verdadeira admiração pelo gestor e pela população como um todo e estou no município semanalmente; Sou secretaria geral da Federação das Entidades não Governamentais da Paraíba - FENGAIS, Diretora Presidente da Agencia de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba - ADESPB e faço parte da Rede solidaria SOS Cabedelo, Coordeno o Programa Saúde é Responsabilidade Social em Cabedelo. Ministro cursos, palestras, organizo eventos, etc., em qualquer lugar do Brasil, a exemplo do que ocorreu nos Municípios de Serra Branca e São José dos Cordeiros razão pela qual consta meu nome nas prestações dos respectivos municípios.
Quanto a sua indagação Darloza Ferreira Braga só existe uma e com esse nome Darloza no Brasil só duas (segundo informação do Ministério da Fazenda), Eu, na Paraíba e uma italiana que reside no Rio de Janeiro, portanto gostaria de lhe dizer que “quem tem competência se estabelece” e é em qualquer lugar.
Por fim, gostaria de colocar-me a disposição do seu blog para debatermos políticas publicas, ao mesmo tempo em que o parabenizo pela bela cidade que nasceu e o pela louvável e excelente administração do Prefeito Nelson Honorato pessoa da qual tenho grande admiração.
Atenciosamente, Darloza Braga.
João Pessoa em FOCO!

Cícero: Gostaria de ter Maranhão como vice

Tudo indica que o senador Cícero Lucena vem adotando uma nova estratégia de comunicação, quando afirma que “adoraria” ter o ex-governador como vice, afirmativa esta, que fez durante o desembarque em Johannesburg na África do Sul para um encontro preparatório das mudanças climáticas na Cidade do Cabo.
Com este novo “mote” o senador espera, fazer entender aos correligionários que: não só descarta a vitória do candidato do seu desafeto com a união de forças, como também, o perigo de perder a hegemonia do Poder Municipal, já que a cabeça da chapa seria sua. No entanto é importante ter em mente que as eleições em João Pessoa serão em dois turnos, portanto diversas alianças poderão acontecer em segundo momento e que cada dia fica mais difícil a possibilidade de uma composição entre o candidato do Governador Ricardo Coutinho e quaisquer das duas outras forças políticas eleitorais mencionadas.
Segundo a imprensa local o senador Cícero Lucena comentou no ultimo final de semana durante uma festa de aniversário do ex-deputado Valdir Bezerra e os boatos de que estaria se unindo ao peemedebista em uma mesma chapa para disputar as eleições pela Prefeitura de João Pessoa em 2012 com a seguinte expressão: “Quem é que não gostaria de ter o ex-governador Zé Maranhão como vice de sua chapa? Mas eu acho que talvez não seja o projeto dele, ele tem todas as condições plenas de ser candidato. Mas é claro, se eu tivesse essa chance, seria muito bom tê-lo como vice”, reafirmou.
Em fim, não é de hoje que o senador e o ex-governador trocam afagos políticos. Foram pra festa de aniversário um do outro. Trocaram presentes, elogios e afinidades. O que pode se esperar, principalmente, se levarmos em consideração que ambos tem os mesmos desafetos, o Governador Ricardo Coutinho mentor da candidatura do atual prefeito de João Pessoa e candidato a eleição Luciano Agra.




Cabedelo sai na frente e implanta o segundo, o projeto Porto Verde
no Brasil e o primeiro no nordeste.
Porto de Cabedelo é o primeiro no Nordeste e o segundo no país a implantar o Projeto Porto Verde elaborado pela ANTARQ e que tem como principal objetivo implantar nos portos brasileiros um Modelo Ambiental Portuário com ênfase na relação Porto – Cidade.
 A Solenidade de lançamento do Projeto Porto Verde lançamento ocorreu na manhã desta quinta-feira no pátio do porto e contou com a presença de organizações governamentais e não governamentais. A mesa oficial foi composta por autoridades governamentais e ficou assim composta: DOCAS/PB, SUDEMA, Secretaria do meio Ambiente do Estado e do Município e do Corpo de Bombeiros.
 Em pronunciamento, o secretário executivo estadual do Meio Ambiente, Fábio Agra, lembrou que o Governo do Estado já desenvolve o programa Paraíba Verde – e a arborização do porto de Cabedelo será uma de suas ações. As espécies de árvores a serem plantadas estão sendo selecionadas a partir de estudos realizados por técnicos da secretaria, bem como a quantidade de mudas nativas.
Já o secretário de Pesca e Meio Ambiente do Município de Cabedelo, Walber Farias, destacou que o projeto Porto Verde vai trazer inúmeros benefícios à população, inclusive contribuirá com a renda dos catadores de lixo, por meio de suas cooperativas. “A comunidade portuária vai compartilhar de técnicas sobre como é possível conviver com os modais marítimo, ferroviário e rodoviário, buscando melhorias na qualidade de vida dos moradores de Cabedelo”, destacou.
 Antonio Ricardo de Andrade – Vice presidente das DOCAS/PB
Encerrando a solenidade o vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Antonio Ricardo de Andrade, destacou a importância do dia, saldou todas as categorias presentes e anunciou a implantação do projeto Porto Sem Papel, além de destacar a implantação de 34 ações a serem desenvolvidas junto ao porto no novo PPA 2012 a 2015.
      Ao termino do evento o professor e mestre de Direito Ambiental, Professor Tiago fez uma breve palestra sobre meio ambiente.
     Procuradas pela este Site os únicos representantes das Organizações não governamentais presentes, o Professor Carneiro e o ambientalista Betinho Miranda os mesmos assim se pronunciaram: 
Segundo o professor Carneiro, membro do Comitê Contra a Poluição e representando da Agencia de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba. A ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Ciente da importância dos portos para o desenvolvimento geral e conseqüentemente os benefícios sócias repassadas a sociedade, assim como das suas atividades impactantes consideradas “danos consentidos”, que podem alterar a qualidade da água do ar devidos a emissão de gases e partículas solidas, perturbações diversas no transito por veículos pesados, geração de odores e ruídos, alteração em paisagem, distúrbios na fauna e flora, além da interação com outras atividades como: pesca, aqüicultura, turismo, e principalmente, a atração de vetores de doenças provenientes de ratos, baratas e etc. criou o Projeto Porto Verde que tem como principal objetivo, Implantar o Sistema de Gestão Ambiental que enfatize a Relação Porto Cidade,introduzindo a boa pratica ambiental.
De fato foi uma boa resposta da ANTAQ diante da realidade ambiental portuária, a implantação do projeto Porto Verde, ou seja, de um modelo ambiental portuário, melhor dizendo, a implantação do Sistema de Gestão Ambiental para os portos brasileiros foi um gol do governo federal. No entanto para que de fato vem funcionar se faz necessário a nível do proto, implantação de um núcleo ambiental na estrutura da instituição, e das Agendas Ambientais Portuárias, além da capacitação dos trabalhadores portuários, e conseqüentemente das políticas ambientais que sugiram desta articulação.
“O mais importante do Projeto Porto Verde è sem duvida a ênfase dada pela primeira vez, à relação porto cidade” e continuou: “as cidades crescem e com o crescimento vem os problemas, como: a poluição, esgotos, invasões, desmatamento, construções e comercio irregulares, são inúmeros problemas que afetam o equilíbrio do meio ambiente e conseqüentemente, a qualidade de vida da população”. Frente a estas situações ambientais existente na relação porto – cidade é imprescindível criar não só condições para boas praticas ambientais nas atividades e no convívio da comunidade portuárias, como também, na construção de uma cidade com um meio ambiente equilibrado.
Já o presidente da Associação Cabedelense de Ações Sócias e Ambientais, Betinho Miranda, a participação das organizações não governamentais é indispensáveis na construção da relação porto – cidade: “Estamos apoiando a direção das DOCAS/PB, não moralmente, mais inclusive. colando a entidade a disposição no sentido de fortalecer a execução do Projeto Porto verde. Conclui.

Bancada paraibana fecha 11 emendas para o PPA e inclui a Ponte Cabedelo/Lucena

             Em fim, parece que a bancada paraibana no Congresso Nacional resolveu fazer o dever de casa durante as reuniões para definição das emendas do Estado para os projetos orçamentários do governo Dilma e fechando 11 emendas votadas para o desenvolvimento da Paraíba, inclusive com a inclusão da Ponte Cabedelo Lucena, o Porto de Águas Profundas, O ramal da “Nova Transnordestina, um Aeroporto interreginal de carga e a Universidade do Nordeste.
            De esta vez a vantagem estar com a Paraíba é que os pleitos do Estado saem da reunião já na pasta do presidente da Comissão Mista de Finanças e Orçamento do Congresso Nacional, o senador paraibano Vital do Rego Filho, que já tratou de anexar ao texto do PPA a lista da bancada federal paraibana.
            A bancada Paraibana achou importante ainda incluir o projeto da construção da Ponte Lucena/Cabedelo e ainda a criação da ZPE para o semi-ardido Nordestino na Paraíba e interposições de bacias Hidrográficas na Paraíba, como três projetos estruturantes e indispensáveis.
 ABAIXO, VEJA O QUE FOI ENCAMINHADO PARA A COMISSÃO MISTA DE FINANÇAS E ORÇAMENTO EM RELAÇÃO AO PPA:
DUPLICAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA BR-230 -      PORTO DE ÁGUAS PROFUNDAS DA PARAÍBA
3)     NOVA TRANSNORDESTINA – RAMAL PARAÍBA -   PORTE DE CABEDELO - EXPANSÃO DO IFPB -   AEROPORTO INTERREGIONAL DE CARGAS PARAÍBA/PERNAMBUCO -   EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E CONSTRUÇÃO DA UNIVERSIDADE DO NORDESTE NA PARAÍBA -  CONSTRUÇÃO DE CONTORNOS RODOVIÁRIOS NA BR-230 - INTERPOSIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA PARAÍBA - PONTDE DE CABEDELO/LUCENA -  ZPE DO SEMIÁRIDO NORDESTINO NA PARAÍBA


Reforço de um Procurador Federal poderá mudar correlação de forças, entre, o movimento de cidadania e as forças conservadoras de Cabedelo.
Em mensagem enviada a Associação Cabedelense Pró Cidadania – ACICA, o Procurador Federal, Cláudio Emílio Santos de Oliveira se colocou a disposição da entidade para advogar em favor de algumas ações em que a ACICA pretenda defender o patrimônio público e a melhoria da qualidade de vida da população cabedelense.
Esta importante adesão poderá dá novos rumo aos embates da ACICA em favor do Controle Social, uma bandeira de todos os comprometidos com a ética, a transparência e a participação da sociedade na gestão pública.
Em entrevista ao Renascer Noticias o presidente da ACICA, Ernesto Luis Batista, ressaltou que historicamente temos vivido grandes contradições num município de orçamento expressivo sem serviços e estruturas condizentes, desperdícios, atos administrativos prejudiciais à população, falta de políticas públicas, falta de projetos, etc.
            Diante do resumo da entrevista do presidente da ACICA, acima descrita, só nos resta acreditamos que a correlação de forças deverá ser alterada, e que, em breve já veremos os ganhos reais da sociedade cabedelense.
 VEJA NA INTEGRA O E-MAIL DO PROCURADOR FEDERAL:

“Prezado Ernesto,
Gostaria de obter o seu contato telefônico, pois estou precisando falar com você acerca de uma contribuição laborativa que gostaria de fazer para a Acica. Estou proibido de advogar na esfera privada. Contudo, a Advocacia-Geral da União permite o exercício da profissão na esfera privada na condição de advocacia pro bono (sem remuneração e para entidades sem fins lucrativos). Sendo assim, e como sei da luta da Acica para melhorar as condições de vida dos cidadãos de Cabedelo, gostaria de oferecer meus préstimos - obviamente em algumas ações que a Acica pretenda defender o patrimônio público.
Aguardo o seu contato.
Att.,
Cláudio Emílio Santos de Oliveira
Procurador Federal
AGU/PGF".

Em nota, presidente petista reafirma que o PT não é um partido que vai reboque e que não apoio Luceninha.

Mesmo admitindo que existe uma aliança com o colega Luceninha desde de 2006, o presidente do PT, Devino Felizardo, reafirmou que o PT não é um partido que vá ao reboque, PIS visualizam o futuro com pesqpectiva de poder, citar inclusive a Presidência da Republica como exemplo e encerra a nota oficial ressaltando que só apo´s seminários e debates defira a política de aliança.
VEJA NA INTEGRA A NOTA OFICIAL DO PRESIDENTE DO PT/CABEDELO:

Câmara: Vereador Wellington Brito poderá
perder a vaga para a suplente Graça Resende (PMDB) por infidelidade partidária
O Wellington Brito, anteriormente filiado aos quadros do PSDC e atualmente no PSB partido para onde migrou este ano poderá perder sua cadeira na Câmara Municipal de Cabedelo para a suplente Graça Resende do PMDB por infidelidade partidária.
Este é a segunda tentativa dos suplentes para garantir as suas respectivas posse na Câmara Municipal com base na infidelidade partidária. O primeiro foi LUCAS SANTINO que era do PRB e foi para o PHS. O Pastor MIGUEL SOARES foi o autor da Ação junto ao TER, mas, não obteve sucesso. Agora o vereador Wellington Brito, processo que tem como autora a suplente Graça Resende do PMDB tem sua cadeira ameaçada.
A petição protocolada em 28/01/20111 com o nº 51630/2011 de autoria da suplente Graça Resende do PMDB foi encaminhada para PTRE no dia 29/11/11 e poderemos ter novas informações, ainda este mês.

IPOP deverá apresentar publicação de um
estudo com bases em pesquisas quantitativas e qualitativas, sobre a evolução eleitoral das forças políticas na luta pelo poder no  Município de Cabedelo
O Instituto de Pesquisa de Opinião Publica deverá entregar na primeira semana de novembro um estudo eleitoral realizado com base em quatro pesquisas quantitativas e uma qualitativa realizada no período de setembro de 2010 a outubro de 2011 no Município de Cabedelo denominado de “A dança dos números e as estratégias e táticas eleitoras adotadas na luta pelo Poder”.
Segundo informações do diretor presidente do Instituto de Pesquisa de Opinião Publica - IPOP, o professor carneiro, o instituto deverá entregar na primeira semana de novembro aos membros do consorcio Cabedelo: Ponto e Virgula, a primeira parte de um estudo que vem sendo realizado pelos técnicos do instituto denominado de “A dança dos números e as estratégias e táticas eleitoras adotadas na luta pelo Poder”, no caso especifico do Executivo e Legislativo do Município de Cabedelo. O estudo em questão faz parte de um documento guarda chuva que abrange o cariri e a região metropolitana de João Pessoa.
O trabalho denominado de “A dança dos números e as estratégias e táticas eleitoras adotadas na luta pelo Poder”, no caso especifico do Executivo e Legislativo do Município de Cabedelo tem como base cinco pesquisas realizadas pelo IPOP no período de outubro/2010 a outubro/2011 mostrando a evolução eleitoral das diversas forças políticas eleitorais, bem como, as estratégias e táticas eleitorais adotadas, principalmente, as mais recentes que defiram novos contornos no mapa partidário do município portuário.
O atual diretor presidente do IPOP, professor Carneiro como é conhecido no mundo da política eleitoral, ressaltou que o estudo deverá gerar muita polemica, até porque, associado às pesquisas publicadas e a análise de conjuntura, o estudo ainda apresente tendências, e possíveis mudanças de táticas, entre elas, diversas alternativas nas composições das chapas eleitorais ou coligações que irão disputar as eleições de 2012, inclusive, com combinações de candidaturas (prefeito e vice) que serão consideradas absurdas, a exemplo do que aconteceu num passado bem próximo e hoje bem  atual que é composição Luceninha e Leto (um vermelho e o outro laranja). “Estes arranjos efetivados nos questionários da ultima pesquisa realizada pelo nosso instituto poderão apimentar o debate sobre as eleições municipais de Cabedelo” afirmou o professor “e o mais interessante” atirou: “poderá tornar a luta pelo melhor para o município e seu povo, numa questão de analise combinatória, ou seja, numa simples questão aritmética, mais precisamente de adição e subtração”. Conclui Carneiro.

 Cabedelo conquista vaga na delegação da juventude paraibana que irá a Brasília debater Plano Nacional de Políticas Publicas
Em Nota Oficial a Rede SOS Juventude de Cabedelo, agradeceu o apoio da população e afirmou que a delegação de Cabedelo surpreendeu todas as previsões, e não só a apresentou a única moção da Conferencia Estadual de Políticas Públicas, como ainda elegeu um delegado, num processo eleitoral que oferecia apenas 12 vagas para a sociedade civil de todos os Municípios do Estado presentes ao evento mais importantes realizado para os jovens brasileiros, paraibanos e particularmente cabedelenses
                   Em nota oficial a Rede SOS Cabedelo agradeceu o apoio da sociedade cabedelense e as ONGs que em parceria realizaram a 1ª Conferencia Municipal de Políticas Publicas de Cabedelo, como etapa preparatória para as Conferencias Estadual e Federal, instrumentos importantíssimo de participação democrática e de ampliação dos direitos sociais consagrada na Constituição Federal de 1988 e complementada pela Emenda Constitucional nº 65/2010 que inclui a importância de expressão da juventude e a necessidade da aprovação do Plano e do Estatuto da Juventude.
                 A Nota Oficial divulgada pela Rede Solidaria SOS Cabedelo compara a realidade de conquista da delegação cabedelense com estória da carochinha. Vejamos parte da nota:
          “Parece uma estória da carochinha”, afirma a nota. Quem imaginaria que no apagar das luzes a sociedade civil realizaria a Conferencia Municipal de Juventude de Cabedelo e reverteria o quadro, resgatando o direito de expressão da juventude cabedelense garantida na emenda constitucional nº 65/2010 que inclui a importância de expressão da juventude e a necessidade da aprovação do Plano e do Estatuto da Juventude. – “ E o mais incrível”, continua a nota: “ ainda elegeria um delegado, das 12 vagas existentes, para a conferência nacional que será realizada em Brasília com todas as despesas custeadas pelo Governo Federal e, apresentaria a única moção do evento que contou com mais de 70 assinaturas de delegados e que objetivava”:
1)  Colocar em cheque os gestores que impediram a juventude de se expressar indo de encontro a constituição e o processo de democratização do Brasil;
2)  Demonstrar a equivoca a estratégia adotada pela articulação que foi responsável pela realização da conferencia, quando priorizou os Poder Executivos Municipais, e não, a sociedade civil organizada, principal responsável pelos avanços sócios - econômicos e políticos do Brasil, como parceiro.
                “De fato foi incrível”, continua a nota, “em um processo eleitoral com a participação de quase 100 candidatos de dezenas de municípios paraibanos para 24 vagas, sendo apenas 12 para sociedade civil, único segmento em que os delegados cabedelenses poderiam disputar, já que, a conferencia municipal não teve a participação do Poder Publico por sua própria opção; a delegação de Cabedelo foi destaque não só no que se refere a participação com propostas e documentos, mais, sobre tudo pela articulação que culminou com a eleição do delegado Wenderson conhecido como Buda pelos jovens cabedelenses, resgatando a tradição de luta e a auto estima da juventude cabedelense” concluiu a nota.
                 Segundo o delegado eleito Buda, o resultado foi fruto de um trabalho realizado pela Rede SOS juventude de Cabedelo, pela União Municipal dos Estudantes Secundarista, pela União Cabedelense das Associações e do Movimento Comunitários, pela Intersindical e principalmente pela Rede Solidaria SOS Cabedelo que disponibilizou o professor carneiro  que contribui de forma significativa para nossa vitória.
                Já a porta Voz da Rede Juventude, Shirley Neves o Grupo de Trabalho (GT) leito para elaboração de um Plano Municipal de Políticas Publicas para o Município de Cabedelo, que teve com o apoio de técnicos da Agencia de Desenvolvimento sustentável da Paraíba – ADESPB esta pronto e deverá ser submetido a apreciação do coletivo na próxima semana possivelmente, já na sede  da Casa da União.
                O baixo a Moção de Repúdio apresentada pela delegação de Cabedelo e sub escrita por mais de 70 delegados:

 MOÇÃO DE REPÚDIO
Os Delegados da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, reunidos em Plenária Estadual no dia 30 de agosto de 2011, em João Pessoa – PB, CONSIDERANDO:
1.  que as Conferencias Municipais são instrumentos importantíssimo de participação democrática e de ampliação dos direitos sociais consagrados na Constituição Federal de 1988;
2.  que a realização das etapas da 2ª Conferência Nacional de Políticas Publicas de Juventude é de fundamental importância na construção de um Plano Nacional de Políticas Publicas para os jovens da Paraíba e do Brasil;
3.  que 2ª Conferência Nacional de Políticas Publicas de Juventude deverá contribuir de forma significativa para a consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente;

4.  que a existe demanda de políticas publicas para juventude nos municípios brasileiros, nordestinos e principalmente nas unidades federativas pertencentes ao Estado da Paraíba;
5.  que os recursos que por ventura possa ser investidos em uma conferencia municipal são irrisórios, não só, diante da importância do evento, mais, no sentido financeiro dos seus respectivos custos, inclusive, podendo ser financiado pela iniciativa privada em forma de patrocínios;
6.  que todos os municípios paraibanos foram informados pela comissão organizadora, e por mais de uma vez, inclusive em muitos casos oralmente.
Considerando, então, que a 2ª Conferência Nacional de Políticas Publicas de Juventude é o instrumento principal no momento histórico da emenda constitucional nº 65/2010 que inclui a importância de expressão da juventude e a necessidade da aprovação do Plano de Juventude e do Estatuto da Juventude, ambos tramitando no congresso nacional; os  Delegados da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, reunidos em Plenária Estadual no dia 30 de agosto de 2011, em João Pessoa, repudiam a atitude dos gestores municipais que não realizaram as etapas preparatórias municipais por entenderem que assim não procedendo foi de encontro ao fortalecimento da democracia, da expressão e da juventude.

João Pessoa (PB), 30 de outubro de 2011
2ª Conferência Estadual de Políticas Publicas de Juventude

Delegados de Cabedelo apresentarão proposta de políticas publicas voltada para os jovens na 2ª Conferência Estadual de Juventude.
O evento foi realizado no Cabedelo Clube com participação de dezenas de jovens e foram formados cinco grupos de trabalhos.
Sete delegados e jovens, já que, os mais velhos representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada do Município de Cabedelo, abriram a mão contentando-se com as respectivas suplências, como forma de estimulo, representarão a juventude cabedelense na 2ª Conferência Estadual de Políticas Publicas de Juventude que esta sendo realizada na sede da Federação Espírita localizada na rua Bento da Gama em João Pessoa nos dias 28, 29 e 30 deste mês com a presença assegurada do Governador do Estado Ricardo Coutinho e do Conselho Nacional de Juventude.
            Uma vasta programação que durará três dias foi elaborada a partir do projeto nacional e dos documentos finais das conferencias municipais. A abertura oficial do evento acontecerá nesta sexta feira a partir 20h00min com atividades culturais, logo após será assim composta a mesa oficial: Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Secretaria Nacional de Juventude, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Comissão Organizadora Estadual, Conselho Estadual de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude.
O evento que escolheu os delegados municipais foi realizado no Cabedelo Clube com participação de dezenas de jovens e de cinco grupos de trabalhos os quais elencaram propostas de acordo com o entendimento do grupo. As propostas foram ordenadas e apresentadas a coordenação do evento para composição do relatório final que foi entregue no dia 08 deste mês para compor a pauta da etapa estadual.
           Os sete delegados eleitos foram: Adho.ní Carneiro (SOS VERDE), Emilio de Oliveira(UMES), Wandersom Gomes (UJS), Karoline Del Rio e Luana Corraine do Nascimento(UCAMC),, Claudia Rute Braga(ADESPB) e Shirley Neves (Rede SOS Cabedelo).



Gestora do Bolsa família participa de capacitação do projeto presença

Gestora do Bolsa


A gestora do Bolsa Familia Joselma Anselmo( nininha) participou em Joao Pessoa da capacitação oferecida pelo MEC para condicionalidades da Frequencia escolar.Como sempre Amparo se destacou no evento como o mais bem assistido do PBF.


******************************


A artista Plástica Marta Alves faz exposição em Sumé


Com apoio da Prefeitura municpal de Amparo  a artista plástica Marta Alves fez mais uma exposição no município de sumé. Parabéns Marta! Você merece.


***********************

Amparo participa de Capacitação de Controle Social para Municípios.

A Assistente Social Josefa Cilene, a coordenadora social Vera Cavalcante  e a Assessora Social Darloza Braga participaram dos dias  30 /08 á 01/09 da Capacitação do Controle Social para Municípios, oferecido pelo MDS- Ministério de Desenvolvimento Social em Joao Pessoa.  Este ato demonstra a preocupação do poder executivo em fazer Amparo cada vez melhor.

***********************


Idosas de Amparo  participam de Evento em Serra Branca
Os Idoso de Amparo participaram da I Conferencia do Idoso em Serra Branca , Uma articulação feita por Drª Darloza Braga , onde as mesmas foram acompanhadas pela Secretaria de A. Social Adriana Silva , a Assistente Social Josefa Cilene ,além da Coordenadora de programas Sociais Vera Cavalcante.

Município de Amparo  é comtemplado com o Pacto Social 
                                                              21 de Agosto de 2011
 O governador Ricardo Coutinho garantiu que os recursos destinados ao financiamento dos projetos relacionados ao Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba – Contrapartida Solidária já estão nos cofres do Estado.
180 municípios tiveram projetos aprovados na primeira etapa do Pacto Social e Amparo está entre esses municípios o Governo do Estado Ricardo Coutinho assegurou que irá a todas as regiões do Estado para assinar pessoalmente os convênios com todos os municípios que aderiram à parceria pelo desenvolvimento estadual.
Amparo foi comtemplado na áreas de Educação e Saúde
.
ARTISTA PLÁSTICA  DE AMPARO VOLTA DE BRASILIA
Apos um turnê no Cariri Paraibano com destaque para sua participação em eventos realizados pelo SEBRAE
Marta Alves a artista Plastica de Amparo chegou ontem dia 20/08 de Brasilia onde foi representar Amparo e o Cariri na Marcha das Margaridas. Marta reside no sitio pelelê no municpio de Amparo e tem o apoio do governo Municipal nas realizações dos seus trabalhos.
A artista irá expor amanha (22/08) no Forum de Sumé.
Parabéns Marta a Equipe CRAS e Centro de Reabilitação esta torcendo por você.

Conheça Amparo em Fatos e Fotos


CONFERÊNCIAS DA ASSISTENCIA SOCIAL E CMDCA
NO ULTIMO DIA 15 DE JULHO DE 2011 FOI REALIZADA EM AMPARO AS CONFERÊNCIAS DA ASSISTENCIA SOCIAL E CMDCA NO CRAS, O PALESTRANTE FOI O PROF. LUIZ SERGIO COM UM PUBLICO PARTICIPATIVO, DE QUALIDADE. CONFIRA AS FOTOS ABAIXO:


local da realização da conferência

                                                                              Mesa


Credenciamento
Público


Cerimonial

Abertura



1ª dama entrega camisetas a grupos de Idosos 




Veja como Amparo se encontra:
Portal


Prefeitura
 
Calçadão Nelson Coutinho
 
Policlinica São Sebastião


Antigo CRAS


CRAS Atual

Recepção

Sala de Espera I
                                                                         
Sala de TV
Brinquedoteca

                                                                    Brinquedoteca

                                                                  Sala de Espera II

                                                                             Banheiros

                                                                       Banheiro

                                                      Sala de Atendimento Psicossocial


                                                              Rol do salão principal


Sala do Bolsa Familia


Sala de Reuniões


Smas

Equipe SMAS/CRAS



Encerrada as inscrições para curso de bolo confeitado no CRAS.

As inscrições para o Curso de bolo confeitado no CRAS superou as expectativas em menos de oito dias as inscrições foram todas preenchidas. O Curso acontecerá neste mês de setembro no CRAS e será um verdadeiro Sucesso.


*******************************




Conselheiros Tutelares de Coxixola serão empossados na próxima Segunda Feira.


O Poder Executivo e o CMDCA darão posse ao CT na próxima segunda feira na câmara dos Vereadores de Coxixola. A Juíza da Comarca já confirmou presença. A organização será feita pela secretaria de A. social.

********************************





Coxixola em prol da cidadania participou de Capacitação de Controle Social para Municípios.


A Secretaria de A. Social Marnelsya Honorato, juntamente com seus assessores Adriano Dario e Darloza Braga  participaram dos Dias  30 /08 á 01/09 da Capacitação do Controle Social para Municípios em Joao Pessoa oferecido pelo MDS- Ministério de Desenvolvimento Social, demostrando seu empenho nas ações de cidadania .

************************





Coxixola terá Cursinho Pré Vestibular  Gratuito
oferecido pela Secretaria de Ação Social

A Secretaria de Ação Social de Coxixola , atraves da secretária Marnelsya Neves oferecerá o Pre Vest Alfa ( Cursinho Pré Vestibular) para os interessados em ampliar seus conhecimentos e conquistar uma vagas nas universidades.
Parabéns Marnelsya! Parabéns Coxixola!

 Coxixola Participa da Reunião do Consocial em Monteiro 
A Secretaria de Ação Social de Coxixola participou da Reunião na ultima sexta feira em Monteiro sobre o Consocial  realizado pela CGU e Governo do Estado.

 Gestor do Bolsa Familia de Coxixola participa de Treinamneto do Projeto Presença em João Pessoa.
 O Gestor do Bolsa Familia de Coxixola BRAZ REINALDO  participou nesta ultima quarta feira de um Treinamneto do Projeto Presença( Frequencia Escolar  em João Pessoa, onde aperfeiçoa ainda mais aos Ususrios do Bolsa Familia

 
 Prefeito  Nelson, Secretario e CT  participam de Evento em Serra Branca

Neste dia 15 de agosto de 2011, Coxixola participou da I Capacitação da Rede de Proteção à infância e Juventude na Comarca de Serra Branca.

O governo em prol da Cidadania participará de forma assídua com secretários, Prefeito e Conselho Tutelar.

Parabéns Prefeito Nelson Honorato.
Candidatos ao  Conselho Tutelar   participam de Capacitação  em Serra Branca
 Candidatos ao CT de Coxixola






Secretaria de A. Social de Serra Branca  participou da Reunião do Consocial

 A Secretaria de A. Social de Serra Branca , participou da reunião feita pela CGU para  a Conferencia do Consocial em Monteiro.



*****************

I CONFERÊNCIA DO IDOSO DE SERRA BRANCA

                                                              Composição da Mesa

                                                                         Público
                                                                    Banda Filarmonica
              Dennys Mayer, Darloza Braga e Ivolita Maia na Conferência do Idoso de Serra Branca